Reforma agrária popular, educação do campo e o PET-Economia/Ufes
Palavras-chave:
Reforma agrária, Educação, UfesResumo
O texto descreve a trajetória e a fundamentação pedagógica do curso de Especialização em Economia e Desenvolvimento Agrário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que começou a ser pensado em 2005 a partir de uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o criador do PET-Economia/Ufes, Prof. Dr. Reinaldo Carcanholo. A autora ressalta que o curso se insere na compreensão de que a reforma agrária é muito mais que uma conquista de terras, pois trata-se também de condições mais dignas de produção de vida na terra, incluindo o acesso à educação: uma educação que integre as especificidades do trabalho e da vida no campo. Nesse sentido, é destacado que a Educação do Campo consolida uma nova proposta pedagógica, a Pedagogia da Alternância (ou Pedagogia do Movimento), o processo de ensino-aprendizagem nos termos do pensador pernambucano Paulo Freire. Por fim, é enfatizado que o curso já formou mais de 100 pessoas, sempre contando com ações integradas com os/as estudantes do PET-Economia/Ufes, e que a Educação do Campo constitui-se como luta social pelo acesso ao direito à educação das famílias camponesas, enquanto protagonistas e sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.