Reforma agrária popular, educação do campo e o PET-Economia/Ufes

Autores

  • Renata Couto Moreira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Reforma agrária, Educação, Ufes

Resumo

O texto descreve a trajetória e a fundamentação pedagógica do curso de Especialização em Economia e Desenvolvimento Agrário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que começou a ser pensado em 2005 a partir de uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o criador do PET-Economia/Ufes, Prof. Dr. Reinaldo Carcanholo. A autora ressalta que o curso se insere na compreensão de que a reforma agrária é muito mais que uma conquista de terras, pois trata-se também de condições mais dignas de produção de vida na terra, incluindo o acesso à educação: uma educação que integre as especificidades do trabalho e da vida no campo. Nesse sentido, é destacado que a Educação do Campo consolida uma nova proposta pedagógica, a Pedagogia da Alternância (ou Pedagogia do Movimento), o processo de ensino-aprendizagem nos termos do pensador pernambucano Paulo Freire. Por fim, é enfatizado que o curso já formou mais de 100 pessoas, sempre contando com ações integradas com os/as estudantes do PET-Economia/Ufes, e que a Educação do Campo constitui-se como luta social pelo acesso ao direito à educação das famílias camponesas, enquanto protagonistas e sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

  • Renata Couto Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 2010. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2009).

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Publicado

12-12-2025