As interações nos comentários de transmissões religiosas no Facebook

Autores

  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gilliard Zuque da Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação. Territorialidades. Religião. Facebook live. Sociossemiótica.

Resumo

Investiga os regimes de interação e de sentido construídos nas transmissões ao vivo de missas pelo Facebook. Busca entender como, ao longo da transmissão, acontecem as interações entre o público/fiéis através das mensagens postadas no espaço dedicado aos comentários. Analisa a transmissão ocorrida no dia 1o de julho de 2018, através da página do padre Anderson Gomes, responsável pela administração da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Velha (ES). Trata os dados de forma qualitativa, à luz do referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva de A. J. Greimas e colaboradores, em especial, a sociossemiótica, de Eric Landowski. A partir da perspectiva sincrética do objeto, abrange ainda a análise do produto dessas interações, com o estudo do plano de conteúdo dos textos postados, a partir do método do percurso gerativo de sentido, com foco nos níveis discursivo e narrativo; e do plano de expressão, a partir das categorias cromática, eidética, topológica e matérica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Gilliard Zuque da Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Referências

FECHINE, Yvana. Ainda Faz Sentido Assistir à Programação da TV? In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de. As interações sensíveis: ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013. p. 604.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Tradução Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014, p. 26.

Downloads

Publicado

01-06-2020