O Discurso Hegemônico do Agronegócio na mídia: uma análise Gramsciana

Autores

  • Nathália Esteves da Silva Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Agronegócio. Mídia. Hegemonia. Gramsci.

Resumo

Este artigo é parte de uma investigação mais ampla, ainda em curso, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo, que tem como objetivo ampliar o debate acadêmico sobre como os conflitos agrários gerados pelas atividades do agronegócio internacional do eucalipto, na região Norte do estado do Espírito Santo, são representados pela mídia capixaba. Para este texto, beberemos na contribuição do filósofo marxista Antonio Gramsci, a partir do seu conceito de hegemonia, para compreender como os discursos construídos pela mídia são capazes de redesenhar a cartografia do mundo coletivo, construindo visões hegemônicas. E em como o agronegócio tem se apropriado desse protagonismo da mídia para se projetar como o modelo de produção mais eficiente para o desenvolvimento econômico do espaço agrário brasileiro. Ao final, é possível concluir que a mídia também tem interesses na promoção do agronegócio e que, na maioria das vezes, isso não é explicitado em seus discursos.

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Biografia do Autor

Nathália Esteves da Silva Gomes , Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom) – Ufes

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Publicado

01-06-2020