Um olhar sobre o território: confrontando os discursos da mídia, com fundamentos nas representações dos que vivem a comunidade

Autores

  • Mayra Monfardini Passos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Diego Alves Léssa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleydson Victor Cirilo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karen Carla Lima de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissa Fabricio Zanin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Noéli Martins do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Imagem. Manchetes. Território.

Resumo

Esse artigo tem como intuito fazer uma reflexão sobre uma atividade que ocorreu durante a oficina de “Diversidade Étnico Cultural”, na escola EMEF Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth, Vitória – ES. O objetivo desta atividade foi refletir sobre a imagem do bairro que é representada pela mídia através das manchetes de jornais, pensando em como essa imagem pode impactar na formação, segregação e marginalização do território, reforçando certos estereótipos que geram preconceitos por boa parte da sociedade. Em seguida propusemos que fossem criadas imagens em formas de desenhos, de acordo com que os alunos gostariam que fosse mostrado, valorizando sua percepção do bairro. A partir dessas visualidades surgiram discussões sobre a importância de conhecer outras versões de um local, como a predominancia de uma unica narrativa reflete no cotidiano de um grupo social através do olhar dos residentes daquele território, incentivando assim as percepções dos estudantes com seu local de origem e o ambiente externo a eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Monfardini Passos , Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de graduação em Geografia - Ufes

Diego Alves Léssa , Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de graduação em Geografia - Ufes

Gleydson Victor Cirilo , Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de graduação em Artes Plásticas - Ufes

Karen Carla Lima de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de graduação em Geografia - Ufes

Larissa Fabricio Zanin, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora do curso de licenciatura em Artes Visuais - Ufes

Noéli Martins do Nascimento , Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante do curso de graduação em História - Ufes

Referências

Daniela Carla, TV Gazeta “Clima fica tenso no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, após tiroteio que feriu gari”. Disponível em: <https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2018/09/22/clima-fica-tenso-nobairro- jesus-de-nazareth-em-vitoria-apos-tiroteio-que-feriu-gari.ghtml> Acesso em: 06 de agosto de 2018.

Fábio Linhares, TV Gazeta “Menores suspeitos de tráfico são detidos em operação em Jesus de Nazareth, Vitória”. Disponivel em: <https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2018/08/01/menores-suspeitosde-traf ico-sao-detidos-em-operacao-em-jesus-de-nazareth-vitoria.ghtml> Acesso em: 06 de agosto de 2018.

FREITAS, Guaciara Barbosa de. A cultura na (da) periferia e a periferia na (da) mídia. Políticas Culturais em Revista, 2 (2), p. 34-49, 2009.

HAESBAERT, R. . Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. In: Heidrich, Álvaro; Costa, Benhur; Pires, Cláudia e Ueda, Vanda. (Org.). A emergência da multiterritorialidade: a ressignificação da relação do humano com o espaço.1ed.Canoas e Porto Alegre: Editora da ULBRA e Editora da UFRGS, 2008, v. , p. 19-36.

SILVA, D. B. . Geohistória do Bairro Jesus de Nazareth 2013 (Monografia) UFES. Disponível em: http://www.geografia.ufes.br/pt-br/monografia-2013>. Acesso em 10 de dezembro de 2018.

Ubervalter Coimbra “Bairro Jesus de Nazareth protesta contra a violência policial”. Disponivel em <https://seculodiario.com.br/public/jornal/materia/bairro-jesus-de-nazarethprotest a-contra-a-violencia-policial> Acesso em: 06 de agosto de 2018.

Victor Muniz “Helicóptero da polícia sobrevoa Morro Jesus de Nazareth em Vitória” Disponivel em <https://www.gazetaonline.com.br/noticias/policia/2018/08/helicoptero-dapolicia-sob revoa-morro-jesus-de-nazareth-em-vitoria-1014142308.html> Acesso em: 06 de agosto de 2018.

Downloads

Publicado

01-06-2020