A DITADURA MILITAR E A CENSURA NO JORNALISMO IMPRESSO: UMA ANÁLISE DOS JORNAIS A GAZETA E POSIÇÃO

Autores

  • Jonathan Neves Amaro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Victor Israel Gentilli Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Ditadura Militar, Censura, Comodidade, A Gazeta, Posição

Resumo

A Ditadura Militar representou um período de cerceamento de muitos direitos no Brasil, principalmente através da censura à imprensa. Neste contexto, em contrapartida à imposição da censura, os meios de comunicação receberam grande volume de investimentos do governo, principalmente através de anúncios oficiais. O objetivo do nosso projeto é propor uma análise desses anúncios no jornal A Gazeta e, no presente artigo, apresentamos os resultados iniciais da revisão bibliográfica do contexto político e social da época que irá contribuir para alcançarmos os objetivos indicados no projeto de pesquisa. Para isso, além do periódico, analisaremos as publicações e, também, as edições do Posição para cruzar as informações e entender se havia ou não uma comodidade da Gazeta em aceitar a repressão e silenciar-se diante das graves violações impostas. Na metodologia, são utilizados os métodos e técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para fazer uma seleção do corpus dos jornais entre os anos de 1976 e 1977.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Neves Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando (a) do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Victor Israel Gentilli, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor orientador - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Referências

ABREU, Alzira Alves de. A mídia na transição democrática brasileira. Sociologia, problemas e práticas, n. 48, p. 53-65, 2005.

AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, imprensa e Estado autoritário (1968-1978): o exercício cotidiano da dominação e resistência: O Estado de São Paulo e Movimento. Bauru: EDUSC, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.

GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GONÇALVES, Siumara de Freitas; ALICIO, Ylana Mesquita dos Santos. ‘Posição’: ‘Um jornal que depende do leitor’. Observatório da Imprensa. Ed. 800, 2014. Disponível em:<http://www.observatoriodaimprensa.com.br/category/diretorio-academico/>. Acesso em: 14 de novembro de 2021.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e Revolucionários nos tempos da imprensa alternativa – São Paulo: Scrittad, 1991.

MARTINUZZO, José Antonio. (Org.) Impressões Capixabas: 165 anos de jornalismo no Espírito Santo. Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo. Vitória, 2005.

MAZZEI, V. R. ; FRANCO, S.P. . Entre a censura e a publicidade oficial: as estratégias do jornal O Diário durante os Anos de Chumbo (1968-1974). COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS, ENSINO , v. 15, p. 55-72, 2019.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. As formas do silêncio.- no movimento dos sentidos. Campinas, S. R: Editora da Unicamp, 1995.

ROMANCINI, Richard; LAGO, Cláudia. História do Jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2007.

SMITH, Anne Marie. Um acordo forçado: o consentimento da imprensa à censura no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2000

Downloads

Publicado

17-03-2022