A COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DA CNBB NO FACEBOOK

Autores

  • Gilliard Zuque da Fonseca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Interação, Religião, CNBB, Covid-19, Facebook

Resumo

Apresenta como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) noticia a pandemia de Covid-19 em sua página do Facebook. Busca entender as estratégias discursivas e de interação construídas para, na condição de enunciadora, enunciar a pandemia aos seus públicos. Observa, ainda, como o público reage no espaço destinado aos comentários. Tem como corpus uma seleção de quatro postagens feitas entre março de 2020 e março de 2021, identificadas pelos meios de comunicação e autoridades médicas e sanitárias como, respectivamente, “primeira” e “segunda” ondas de contágio da pandemia. Analisa o material a partir do referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, plástica e da sociossemiótica a partir de Greimas, Eric Landowski, José Luiz Fiorin e Diana de Barros. A análise revelou que nas três primeiras postagens o tom é de otimismo e de esperança; e na última, de pessimismo e de negatividade. Foram identificados na dinâmica interativa, mecanismos de programação e manipulação. A CNBB limitou-se à postagem do conteúdo sem nenhuma presença no espaço dos comentários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilliard Zuque da Fonseca, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Referências

BARROS, Diana. de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.

FIORIN, José Luiz. Para uma definição das linguagens sincréticas. In: OLIVEIRA, A. C.; TEIXEIRA, L. (Orgs). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p. 38.

LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.

______________. Interações arriscadas. Tradução L. H. O. da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

Downloads

Publicado

17-03-2022