O VALOR DA REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA TELENOVELA

Autores

  • Matheus Effgen Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Telenovela, Representatividade, Mulher negra, Amor de Mãe

Resumo

A telenovela se firmou no Brasil como um produto ficcional capaz de espelhar as dinâmicas sociais e as particularidades dos diferentes grupos que formam a cultura do país. Disso decorre a possibilidade que ela alcançou de promover a representatividade e a afirmação das identidades para sua audiência, ainda que alguns grupos tenham sido sub-representados, como é o caso das mulheres negras. O trabalho busca compreender de que forma a representatividade da mulher negra pode ser pensada através da experiência de produção das telenovelas brasileiras contemporâneas. Foi empregada a revisão de literatura como método, por meio do qual foi recuperada parte das características da presença da mulher negra na telenovela e se construiu uma reflexão sobre como a representatividade pode ser pensada como um valor comercial para esses produtos ficcionais. Os resultados demonstram que a representatividade vem sendo pensada como um valor necessário e bem-vindo nos ambientes de produção das telenovelas, ainda que a determinação em a promover não parta de uma iniciativa orgânica das instituições e sim como resposta às demandas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Effgen Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Gabriela Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Referências

ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ARAÚJO, J. Z. A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: Senac, 2004.

CAMPOS, L. A.; FERES JÚNIOR, J. Televisão em cores?: raça e sexo nas telenovelas “Globais” dos últimos 30 anos. Textos para Discussão GEMAA, Rio de Janeiro, n. 10, p. 1-23, 2015.

FERNANDES, D. A. A personagem negra na telenovela brasileira: representações na negritude em “Duas Caras”. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, p. 176. 2009.

HAMBURGER, E. O Brasil Antenado: a sociedade da telenovela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

hooks, b. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In: Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019, p. 214-240.

LEITE, F. Para pensar uma publicidade antirracista: entre a produção e os consumos. In: LEITE, F.; BATISTA, L. L. (Org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2019.

LIMA, S. M. C. A personagem negra da telenovela brasileira: alguns momentos. In: Revista USP, n. 48, p. 88-99. São Paulo: USP, 2001.

LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, v. 26, p. 17- 34. São Paulo: USP, 2003.

LOPES, M. I. V. de. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 21-47, ago./dez. 2009.

TONDATO, M. P. Consumo e cidadania: representações midiáticas na telenovela Lado a Lado. Interin, v. 20, n. 2, p. 104-121, jul./dez. 2015.

ZANETTI, D. Territorialidades no campo audiovisual. In: ZANETTI, D.; REIS, R. (Orgs.) Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias. 1. ed. VITÓRIA: EDUFES, 2018. v. 1. p. 35-47.

Downloads

Publicado

17-03-2022