RACISMO NA MÍDIA BRASILEIRA

Autores

  • Tatiana Matias de Moura Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cicilia M. Krohling Peruzzo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Escravidão, Racismo, Mídia

Resumo

Este trabalho tem como tema o racismo na mídia brasileira, evidenciado ora pela presença tímida do negro na mídia massiva, ora pela arbritrariedade na escolha de fontes jornalísticas, ora pelo controle dos meios de comunicação de maior audiência no país, pertencentes a poucas famílias brancas. O objetivo é discutir a problemática do racismo na mídia brasileira, partindo de suas origens fincadas na escravidão. Foram quase três séculos e meio de trabalho escravo em terras brasileiras, e o país foi o último da América Latina a pôr fim a essa prática. O Brasil recebeu quase 5 milhões de africanos cativos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, evidenciando o pensamento de autores como Laurentino Gomes, Kabengele Munanga, Silvio de Almeida, Abdias Nascimento, entre outros. A principal conclusão é que a mídia orgulha-se de ser o quarto poder, agindo como fiscalizadora do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, mas quem a fiscaliza? Assim como os outros poderes, ela não está isenta de cometer erros e os comete com frequência, sobretudo quando desrespeita princípios éticos, deixa de ser plural e parcial, negando ao cidadão o direito de ser representado e bem informado, para que tenha capacidade de formar opinião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Matias de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades

Cicilia M. Krohling Peruzzo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora orientadora - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/UFES).

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Brasília, 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acesso em: 11 nov. 2021.

______. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 11 nov. 2021.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. A imprensa na história do Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1994.

CARTA CAPITAL. Cinco famílias controlam 50% dos principais veículos de mídia do país, indica relatório. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/cinco-familias-controlam-50-dos-principais-veiculos-de-midia-do-pais-indica-relatorio/. Acesso em 22 nov. 2021.

CORRÊA, Laura Guimarães; BERNARDES, Mayra. “Quem tem um não tem nenhum”: solidão e sub-representação de pessoas negras na mídia brasileira. In: CORRÊA, Laura Guimarães (Org.). Vozes negras em comunicação: mídias, racismos, resistências. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

FUCHS, Christian. Mídias sociais e a esfera pública. Revista Contracampo, Niterói, v. 34, n. 3, p. 5-80, dez. 2015/mar. 2016.

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1988.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; ROSEMBERG, Fúlvia. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia. In: VAN DIJK, Teun A. (Org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

Downloads

Publicado

17-03-2022