MONTAGEM E PENSAMENTO NO DISPOSITIVO VR360: imersão e interação nos fluxos do real
Resumo
O presente trabalho parte do interesse em desenvolver uma reflexão crítica sobre a função que adquire a montagem na busca de uma narrativa dramatúrgica adequada aos recursos tecnológicos e epistemológicos que oferece a plataforma de imagens esféricas. Para isso consideramos que a conjunção de elementos que entram em cena no dispositivo VR360 permitem incorporar uma capacidade retórica à imagem que introduz movimentos de pensamento. Isto é, na plataforma VR360 as imagens se inscrevem numa ecologia visual de caráter multifocal que já não propõe um processo mecanicista de transmissão de informações, senão que projeta um espaço de intercomunicação onde se produz uma assimilação transformativa do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AMIEL, V. Estética da Montagem. Lisboa: Texto&Grafia, 2010.
DELEUZE, Gilles. e GUATTARI, Félix. Mil mesetas: Capitalismo y
esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2002.
Català, J.M., (2010), La imagen interfaz. Bilbao, España: Servicio Editorial de
la Universidad del País Vasco.
CATALÀ, J.M. Viaje al centro de las imágenes: Introducción al pensamiento
esférico. Santander: Shangrilaediciones, 2017.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid:
MNCARS, 2010.
GAUDENZI, S. The Living Documentary: from representing reality to cocreating
reality in digital interactive documentary. 2013, 308 f. Tese
(Doutorado em Comunicação) University of Goldsmiths, Londres, 2013.
RENÓ, D.P. Uma linguajem para as novas mídias: A montagem audiovisual
como base para a constituição do cinema interativo. 2010. p. 181.
Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
SLOTERDIJK, P. Esferas III: Espumas. Madrid: Siruela, 2006.
SORA, C. Una inmersión en el audiovisual VR y 360. Serie DigiDoc-EPI, n. 1.
Barcelona: Departamento de Comunicación, Universitat Pompeu Fabra,
2017.
TRESKE, A. The inner life of video spheres. Amsterdam: INC, 2013
DELEUZE, Gilles. e GUATTARI, Félix. Mil mesetas: Capitalismo y
esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2002.
Català, J.M., (2010), La imagen interfaz. Bilbao, España: Servicio Editorial de
la Universidad del País Vasco.
CATALÀ, J.M. Viaje al centro de las imágenes: Introducción al pensamiento
esférico. Santander: Shangrilaediciones, 2017.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid:
MNCARS, 2010.
GAUDENZI, S. The Living Documentary: from representing reality to cocreating
reality in digital interactive documentary. 2013, 308 f. Tese
(Doutorado em Comunicação) University of Goldsmiths, Londres, 2013.
RENÓ, D.P. Uma linguajem para as novas mídias: A montagem audiovisual
como base para a constituição do cinema interativo. 2010. p. 181.
Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
SLOTERDIJK, P. Esferas III: Espumas. Madrid: Siruela, 2006.
SORA, C. Una inmersión en el audiovisual VR y 360. Serie DigiDoc-EPI, n. 1.
Barcelona: Departamento de Comunicación, Universitat Pompeu Fabra,
2017.
TRESKE, A. The inner life of video spheres. Amsterdam: INC, 2013
Downloads
Publicado
09-10-2019