O cotidiano no centro das atenções:uma análise de narrativas femininas no YouTube
Palavras-chave:
cotidiano; narrativas femininas; YouTube.Resumo
Este artigo analisa os canais Clarear e Jéssica Barbosa à luz do conceito de cotidiano, uma vez que cenas do dia a dia das youtubers Rúbia e Jéssica tem se tornado um recurso para alcançar visibilidade na plataforma YouTube. O artigo apresenta como resultado a distribuição dos conteúdos nas categorias conceituais dos vídeos publicados em cada canal, quais sejam: intimidades, canal, casa, rotina, culinária, casamento e beleza, em Jéssica Barbosa; culinária, canal, casa, rotina, intimidades e conselhos, no Canal Clarear. Traz ainda as palavras com as ações que mais se repetem no cotidiano mediatizado das youtubers, que em suma destacam a casa e a rotina dessas mulheres.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo, Martins Fontes, 1977.
BRETAS, Beatriz. Interações cotidianas. In: GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano - 1 A arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. CERTEAU, Michel de. GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano - 2 Morar, Cozinhar. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
HINE, Christine. Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia. In: CAMPANELLA, Bruno; BARROS, Carla (Orgs.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. Rio de Janeiro: E-papers, 2016.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
ROSE, Denise. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin. W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013. p. 343.
ZANINI, Débora. Etnografia em mídias sociais. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Orgs.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016, p. 163-186.