Pintura sobre Vídeo
Palavras-chave:
Montagem. Pintura. Vídeo. Abstração.Resumo
O presente trabalho propõe refletir sobre as similaridades no processo criativo de Jonas Mekas e Marie Menken, estudando os rumos diferentes que os artistas tomaram a partir das experimentações situadas no cinema de vanguarda do século XX, tomando como referência a pesquisa de Reis (2018) que pontua o caráter singular de cada obra de Menken e os compara aos filmes-diário desenvolvidos por Mekas. A partir de autores como Kandinsky (1996) e Ostrower (1990), procuro elaborar relações com a minha própria produção artística em vídeo abordando conceitos de pintura, pautando-os na percepção intuitiva para a coleta de imagem, e posteriormente, pensando-os como abstração no processo de montagem. A comunicação aborda a relação entre pintura, filme e vídeo, através da análise do uso de elementos triviais do dia-a-dia, combinando a acumulação de imagens de Mekas, o pensamento formal de Menken e a montagem de ambos com base nas reflexões de Aumont (2005).
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. São Paulo: Papirus Editora, 2005.
DOS REIS, Ivan Amaral. Marie Menken: presença e artifício como matéria de movimento. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2018.
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MEKAS, Jonas. ‘’Elogio à Marie Menken: cine-poeta.’’ In: MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013.
MOURÃO, Patrícia (org.). Jonas Mekas. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013.
OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.