O TERRITÓRIO DA RÁDIO PÚBLICA ESTATAL
Palavras-chave:
Rádio estatal; Comunicação pública; Economia Política da Comunicação; Políticas de Comunicação.Resumo
O artigo tem o objetivo de apresentar um entendimento sobre como o rádio estatal se insere no território do sistema público de radiodifusão, dada a relevância social do rádio enquanto emissora pública de comunicação para o desenvolvimento democrático. Esta análise foi desenvolvida como parte integrante de pesquisa de mestrado em andamento que tem o objetivo de estudar as emissoras de rádio vinculadas a governos estaduais e ao governo federal, partindo da proposição de pesquisa de que tais emissoras não representam a formação de um sistema de comunicação público nacional ou se caracterizam em uma prática do serviço público de comunicação. Considerando o avanço da mercantilização da cultura e da informação em detrimento do bem público na sociedade, o presente artigo observa a territorialidade no cenário do rádio estatal no Brasil, enquanto consequência das (não) políticas públicas de comunicação aplicadas ao setor. O trabalho se ampara no eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação e no processo histórico que modela o universo radiofônico nacional para apresentar uma análise qualitativa do panorama das emissoras que atuam nos estados brasileiros.
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