QUEM FALA SOBRE AS MULHERES - A REPRESENTAÇÃO DO CORPO GORDO FEMININO NO INSTAGRAM
Palavras-chave:
Corpo gordo feminino. Corpo como território político. Mito da Beleza. Influenciador Digital. Instagram.Resumo
O presente paper visa apresentar um recorte da discussão da pesquisa em andamento, sobre as mudanças de referências comunicacionais para mulheres, falando sobre o corpo gordo feminino, corpo político e mito da beleza. Como proposta de pesquisa em andamento, o principal interesse é levantar uma reflexão inicial sobre quem fala sobre o corpo das mulheres nas mídias vigentes, levando em consideração as novas formas de organização social a partir do advento das redes sociais. Partindo dos conceitos teóricos sobre patriarcado, corpolatria e influenciadores digitais é que pretendemos apresentar a discussão inicial.
Downloads
Referências
CODO, Wanderley; SENE, Wilson A. O que é Corpo(latria). São Paulo, Editora Brasileinese: 1985.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 8. Ed. São Paulo, SP: Loyola, 2002. 79 p. (Leituras filosóficas)
FREIRE FILHO, J. O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima. Famecos, v. 18, n. 3, p. 717-745, 2011.
GRIJALVA, Dorotea. Meu corpo é um território político. Zazie Edições. 2020.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rosa dos Tempos. Rio de Janeiro, RJ. 2019.