A COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DA CNBB NO FACEBOOK
Palavras-chave:
Interação, Religião, CNBB, Covid-19, FacebookResumo
Apresenta como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) noticia a pandemia de Covid-19 em sua página do Facebook. Busca entender as estratégias discursivas e de interação construídas para, na condição de enunciadora, enunciar a pandemia aos seus públicos. Observa, ainda, como o público reage no espaço destinado aos comentários. Tem como corpus uma seleção de quatro postagens feitas entre março de 2020 e março de 2021, identificadas pelos meios de comunicação e autoridades médicas e sanitárias como, respectivamente, “primeira” e “segunda” ondas de contágio da pandemia. Analisa o material a partir do referencial teórico e metodológico da semiótica discursiva, plástica e da sociossemiótica a partir de Greimas, Eric Landowski, José Luiz Fiorin e Diana de Barros. A análise revelou que nas três primeiras postagens o tom é de otimismo e de esperança; e na última, de pessimismo e de negatividade. Foram identificados na dinâmica interativa, mecanismos de programação e manipulação. A CNBB limitou-se à postagem do conteúdo sem nenhuma presença no espaço dos comentários.
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Referências
BARROS, Diana. de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.
FIORIN, José Luiz. Para uma definição das linguagens sincréticas. In: OLIVEIRA, A. C.; TEIXEIRA, L. (Orgs). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p. 38.
LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.
______________. Interações arriscadas. Tradução L. H. O. da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.