TRABALHO DOMÉSTICO

A DICOTOMIA ENTRE O TRABALHO DE AMOR E O TRABALHO NÃO REMUNERADO

Autores

  • Letícia Gomes Barroso Ufes/Mestre

Palavras-chave:

Feminismo, Trabalho Doméstico, Trabalho não-remunerado, Raça, Gênero

Resumo

O intuito desta pesquisa é oferecer um panorama inicial acerca das discussões de trabalho e gênero. Seu escopo, no entanto, se delimita a diferenciar o trabalho doméstico, ainda subestimado, e o trabalho profissional. Além disso, para a abrangência da discussão, delimita-se raça e classe. Para tanto, utilizamos uma metodologia que envolve, inicialmente uma pesquisa exploratória, a fim de conhecer mais sobre a definição de trabalho e seus diferentes estilos, seguindo para uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica. Seu referencial teórico inicia-se com Marx (1983), precursor dos estudos sobre trabalho, seguindo para estudos feministas com Federici (2019) sobre trabalho doméstico não-remunerado, hooks (2019), com o recorte de raça e Fraseer (2019) com um panorama geral do feminismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRASEER, Nancy. Feminismo, capitalismo e astúcia da história. In. HOLLANDA, Helóisa Buar que de. (org.) Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminis ta. São Paulo: Elefante, 2019.

HANDY, Charles. A Era da Irracionalidade. Edições Ctop, São Paulo, 1992.

HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher?: mulheres negras e feminismo. Trad.: Bhuvi Libanio. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2019.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

SPOTNIKS. Feminismo, o debate.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rsrgBSbfmvU&t=2959s. Acesso em 16 de dez. de 2020.

Downloads

Publicado

16-12-2023 — Atualizado em 16-12-2023

Versões