MARIA AUXILIADORA E NICE AVANZA: ROTULAÇÕES DE DETERMINADAS TRAJETÓRIAS

Autores

  • Aline da Conceição Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Renata Gomes Cardoso UFES

Palavras-chave:

Maria Auxiliadora, Nice Avanza, Arte popular/naïf, Circulação

Resumo

Este artigo aborda as artistas Maria Auxiliadora (1935-1974) e Nice Avanza (1938-1999), ambas mulheres negras, cujas trajetórias e obras são aqui enfocadas para analisar os processos de circulação e reconhecimento de artistas autodidatas no cenário artístico brasileiro. Propõe-se, portanto, apresentar uma reflexão sobre as categorias arte popular, naïf e arte erudita, observando como Maria Auxiliadora e Nice Avanza se relacionam com tais categorias, por meio de obras que abordavam temas contemporâneos e relevantes, como a cultura afro-brasileira. Suas obras tiveram reconhecimento internacional, o que indica a necessidade de observar como a recepção crítica nacional e internacional abordou tais categorias para inseri-las em discussões sobre arte brasileira. Para tal abordagem comparativa, a pesquisa percorreu fontes sobre as artistas que incluem entrevistas, documentários, catálogos de exposições, bem como a autores que discutem as categorias mencionadas no contexto da história da arte. Ao final do estudo é apontada possibilidades para reavaliar o uso de determinados rótulos, no sentido de destacar a importância da diversidade na representação cultural da arte brasileira.

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Publicado

16-12-2023 — Atualizado em 16-12-2023

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