O BINÔMIO COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES EM DISSERTAÇÕES REALIZADAS NO ESPÍRITO SANTO
Palavras-chave:
comunicação, territorialidades, Pós-graduação, Espírito SantoResumo
Reúne reflexões sobre o desenvolvimento científico do binômio Comunicação e Territorialidades em dissertações elaboradas no Estado do Espírito Santo. Volta-se para 86 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, entre 2015 e 2022. Objetiva fornecer uma visão panorâmica dos caminhos trilhados para a construção do debate comunicação e territorialidades, bem como observar contornos diferentes considerando as duas linhas de pesquisa existentes (Comunicação e Poder, Estéticas e Linguagens Comunicacionais). Apesar de constituir uma pesquisa ainda em fase inicial, já é possível afirmar que a versatilidade das articulações comunicação e territorialidades parece ter sido ampliada ao longo do tempo.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed 70, 1977.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Editora Alínea, 2001.
MARTINUZZO, José Antonio. Prólogo. Territorialidade: o que é isso? In: MARTINUZZO, José Antonio; TESSAROLO, Marcela (Org.). Comunicação e Territorialidades: as pesquisas inaugurais do primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Espírito Santo. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Comunicação, 2016.
SACK, Robert David. O significado de territorialidade. In: DIAS, Leila Christina; FERRARI, Maristela (Org.). Territorialidades Humanas e Redes Sociais. Florianópolis: Ed. Insular, 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 16-12-2023 (2)
- 16-12-2023 (1)