O BINÔMIO COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES EM DISSERTAÇÕES REALIZADAS NO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Flavia Mayer UFES
  • Glauber Pinheiro Rocha
  • Naiara Beje Souza do Nascimento
  • Rafael Paes Henriques

Palavras-chave:

comunicação, territorialidades, Pós-graduação, Espírito Santo

Resumo

Reúne reflexões sobre o desenvolvimento científico do binômio Comunicação e Territorialidades em dissertações elaboradas no Estado do Espírito Santo. Volta-se para 86 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, entre 2015 e 2022. Objetiva fornecer uma visão panorâmica dos caminhos trilhados para a construção do debate comunicação e territorialidades, bem como observar contornos diferentes considerando as duas linhas de pesquisa existentes (Comunicação e Poder, Estéticas e Linguagens Comunicacionais). Apesar de constituir uma pesquisa ainda em fase inicial, já é possível afirmar que a versatilidade das articulações comunicação e territorialidades parece ter sido ampliada ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Mayer, UFES

Membro da Camara de Extensão

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed 70, 1977.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Editora Alínea, 2001.

MARTINUZZO, José Antonio. Prólogo. Territorialidade: o que é isso? In: MARTINUZZO, José Antonio; TESSAROLO, Marcela (Org.). Comunicação e Territorialidades: as pesquisas inaugurais do primeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Espírito Santo. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Comunicação, 2016.

SACK, Robert David. O significado de territorialidade. In: DIAS, Leila Christina; FERRARI, Maristela (Org.). Territorialidades Humanas e Redes Sociais. Florianópolis: Ed. Insular, 2013.

Downloads

Publicado

16-12-2023 — Atualizado em 16-12-2023

Versões