COMUNICAÇÃO E MODA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Helen Tavares Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação, moda afro-brasileira, cultura, identidade, Goya Lopes

Resumo

As práticas da moda e da comunicação têm provocado discussões importantes às duas áreas, como as imagens que projetam; os marcadores identitários; e a cobrança da sociedade por representatividade, transparência, sustentabilidade e relações dignas de trabalho. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva promover diálogo interdisciplinar entre os campos da comunicação, da moda e da cultura; e compreender, em especial, o papel da mídia na construção da aparência feminina no segmento de moda afro-brasileira. Contempla pesquisa bibliográfica para mapeamento dos referenciais teóricos; e pesquisa de observação e netnografia em site e redes sociais da marca de moda afro-brasileira Goya Lopes, para compreender sua comunicação junto ao público. Mobiliza, ainda, informações extraídas de desfiles de moda, publicidades, capas de revistas, editoriais jornalísticos e demais produtos midiáticos pertinentes aos objetivos da pesquisa. Espera contribuir com os estudos da área, investigando a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida dos indivíduos, em especial, na constituição de suas aparências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda do Curso de Publicidade e Propaganda da UFES.  Bolsista Pibic-Ufes, com bolsa CNPq.

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA). Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2016, atuando nos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Doutora em Educação (2015) e Mestre em Educação (2006) pela Ufes. Graduada em Publicidade e Propaganda pela Ufes (1992). 

Referências

CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

GOYA LOPES. Site. Disponível em < https://goyalopes.com.br/> Acesso em 14 jun 2024.

______Site. Disponível em < https://goyalopes.com.br/blogs/designer/design-brasileiro> Acesso em 14 jun 2024.

GOYA LOPES. Instagram. Disponível em https://www.instagram.com/p/C82MGhfOFL-/?igsh=dDgwajV2b3poM3Bs > Acesso em 30 jun 2024.

GOYA LOPES. Instagram. Disponível em <https://www.instagram.com/p/C-vuo80v0UE/?igsh=aGhjY2YzdXhpOHcy > Acesso em 16 de Ago 2024.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.

Downloads

Publicado

11-12-2024