COMUNICAÇÃO E MODA AFRO-BRASILEIRA
Palavras-chave:
Comunicação, moda afro-brasileira, cultura, identidade, Goya LopesResumo
As práticas da moda e da comunicação têm provocado discussões importantes às duas áreas, como as imagens que projetam; os marcadores identitários; e a cobrança da sociedade por representatividade, transparência, sustentabilidade e relações dignas de trabalho. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva promover diálogo interdisciplinar entre os campos da comunicação, da moda e da cultura; e compreender, em especial, o papel da mídia na construção da aparência feminina no segmento de moda afro-brasileira. Contempla pesquisa bibliográfica para mapeamento dos referenciais teóricos; e pesquisa de observação e netnografia em site e redes sociais da marca de moda afro-brasileira Goya Lopes, para compreender sua comunicação junto ao público. Mobiliza, ainda, informações extraídas de desfiles de moda, publicidades, capas de revistas, editoriais jornalísticos e demais produtos midiáticos pertinentes aos objetivos da pesquisa. Espera contribuir com os estudos da área, investigando a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida dos indivíduos, em especial, na constituição de suas aparências.
Downloads
Referências
CALANCA, Daniela. História Social da Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
CIDREIRA, Renata Pitombo. As formas da moda: comportamento, estilo e artisticidade. São Paulo: Annablume, 2013.
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.
GOYA LOPES. Site. Disponível em < https://goyalopes.com.br/> Acesso em 14 jun 2024.
______Site. Disponível em < https://goyalopes.com.br/blogs/designer/design-brasileiro> Acesso em 14 jun 2024.
GOYA LOPES. Instagram. Disponível em https://www.instagram.com/p/C82MGhfOFL-/?igsh=dDgwajV2b3poM3Bs > Acesso em 30 jun 2024.
GOYA LOPES. Instagram. Disponível em <https://www.instagram.com/p/C-vuo80v0UE/?igsh=aGhjY2YzdXhpOHcy > Acesso em 16 de Ago 2024.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.