TERRITORIALIDADES ENTRE O MAR E EU

DELINEANDO UMA PROPOSTA VIDEO-GEO-GRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Cinema, Documentários, Cidade, Praia do Suá, Enseada do Suá.

Resumo

Entende-se que o audiovisual tem um grande potencial para registrar e comunicar saberes geográficos, expandindo o acesso ao conhecimento através da experiência visual e sensorial. Considerando que a Geografia, a Comunicação e o Cinema se utilizam de imagens para “dizer o mundo”, este projeto busca explorar o campo teórico que interliga essas áreas, documentando as territorialidades, vivências, relatos e transformações urbanas de modo visual e narrativo. A proposta é “dizer de outro modo” os resultados de uma pesquisa de iniciação científica na área de Geografia Urbana, realizada na UFES (2023/2024), focada nos bairros Praia do Suá e Enseada do Suá e seus conflitos entre atividades pesqueiras e imobiliárias. Combinando Geografia, Comunicação e Cinema, o objetivo é produzir uma narrativa video-geo-gráfica que mostre como a experiência com as imagens e suas territorialidades é, em essência, geográfica, permitindo uma nova compreensão dos espaços urbanos por meio da linguagem audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barros de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Victor Costa de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando do Curso de Cinema da Universidade Federal do Espírito Santo.

Antônio Carlos Queiroz Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Autista. Professor Associado no Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades - PÓSCOM, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. 

Referências

DA SILVA, Fabianne Torres Oliveira; QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. O papel do vídeo turístico na produção do lugar como mercadoria: análise do discurso imagético como aporte metodológico nos estudos sobre as Geografias das Imagens. Ateliê Geográfico, v.10, n. 2, 2016.

FERRAZ, Cláudio Benedito O. O capital no Cinema: As diferenças entre linguagens e as possibilidades geográficas. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado de. (orgs.) Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea, 2013.

QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. Espaço fílmico: Território e territorialidades nas imagens de cinema. Geografia, v. 35, n. 1, 2010.

______. Cinema, geografia e a pesquisa com imagens. Revista Morpheus-Estudos Interdisciplinares em Memória Social, v. 6, n. 11, 2007.

SALLES, João Moreira. A dificuldade do documentário. O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2005.

Downloads

Publicado

11-12-2024