O JORNALISTA COMO ENUNCIADOR PEDAGÓGICO EM NOTÍCIAS SOBRE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DE MULHERES NO G1
Palavras-chave:
importunação sexual, jornalismo, enunciador pedagógicoResumo
Este trabalho busca investigar se o jornalista cumpre o papel de enunciador pedagógico em notícias sobre o crime de importunação sexual no ônibus, entre outubro de 2018 e dezembro de 2021, na Região Sudeste, publicadas no portal G1. Tendo em vista a relevância da função educativa do jornalismo, será verificado se são utilizadas informações que auxiliam no combate e conscientização a respeito do crime, tendo como metodologia a Análise do Discurso (AD), Constatamos que o jornalismo pouco tem contribuído para a prevenção do problema ao não contextualizar as denúncias, não adotarem mulheres como fontes e não orientarem sobre a existência e aplicação da lei.
Downloads
Referências
BIROLI, Flávia. Mídia, tipificação e exercício de poder: a reprodução dos estereótipos no discurso jornalístico. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, nº 6, julho/dezembro de 2011.
Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Federação Nacional dos Jornalistas, 2007. Disponível em: <https://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf>
HABERMAS, Jürgen. Teoria da Ação Comunicativa: Racionalidade da ação e razão social. Tradução de Sérgio Lessa. Volume 1. São Paulo: Editora Tempo Brasileiro, 1984.
MEDINA, Cremilda. Profissão jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.
VIZEU, A. E.; SANTANA, A. O lugar de referência e O rigor do método no Jornalismo: Algumas Considerações. Intexto, n. 22, 2010.
VERÓN, Eliseo. Il est là, je le vois, il me parle.Revue Communications, n. 38, Paris: Seuil, 1983