O JORNALISTA COMO ENUNCIADOR PEDAGÓGICO EM NOTÍCIAS SOBRE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL DE MULHERES NO G1

Autores

  • Camila Pereira Borges Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ruth de Cássia dos Reis Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

importunação sexual, jornalismo, enunciador pedagógico

Resumo

Este trabalho busca investigar se o jornalista cumpre o papel de enunciador pedagógico em notícias sobre o crime de importunação sexual no ônibus, entre outubro de 2018 e dezembro de 2021, na Região Sudeste, publicadas no portal G1. Tendo em vista a relevância da função educativa do jornalismo, será verificado se são utilizadas informações que auxiliam no combate e conscientização a respeito do crime, tendo como  metodologia a Análise do Discurso (AD), Constatamos que o jornalismo pouco tem contribuído para a prevenção do problema ao não contextualizar as denúncias, não adotarem mulheres como fontes e não orientarem sobre a existência e aplicação da lei.

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Biografia do Autor

Camila Pereira Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Ruth de Cássia dos Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Discurso (Grudi/UFES).

Referências

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Publicado

11-12-2024