“ZECA, LEVANTE O COPO PARA O POVO BRASILEIRO"
UM ESTUDO DE CASO DA ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA DA BRAHMA NA MARQUÊS DE SAPUCAÍ NO CARNAVAL DE 2023
Mots-clés :
Brahma, carnaval, midiatização, publicidade.Résumé
Este resumo expandido consistiu em apresentar os resultados do estudo de caso referente à campanha publicitária da Brahma no Carnaval de 2023, com ênfase na edição limitada das latas de cerveja em homenagem ao cantor Zeca Pagodinho e na ativação da marca na Marquês de Sapucaí. Nesse sentido, a pesquisa mostrou que a Brahma adotou uma estratégia eficaz ao associar sua imagem à cultura popular e ao samba, especialmente por meio do patrocínio ao desfile da Acadêmicos do Grande Rio. Por fim, os resultados apontaram que a continuidade de estudos dessa natureza são cruciais para compreender as futuras interações entre mídia, mercado e cultura, principalmente no contexto do Carnaval, que se encontra em constante transformação.
Références
ALBUQUERQUE, Angela Catarina Di Mare Salles de. A Passarela do Samba como mídia publicitária: o caso do carnaval de 2005. Rio de Janeiro, 2005.
CAMPOS, Danilo Alves, and Mário MESSAGI JÚNIOR. "Enredo Patrocinado: Uma Intervenção da Mídia e do Mercado no Carnaval Carioca."
CHIMINAZZO, Ricardo. Hiperpublicidade: Atividades e tendências. São Paulo, 2007
COVALESKI, Rogério Luiz et al. O processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010.
FRANÇA, Vera Regina Veiga. Alcance e variações do conceito de midiatização. Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na midiatização, 2020.
GRANDE RIO: Veja o enredo e cante o samba. G1 Globo, 29 de jan. 2023. Disponível em:https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2023/noticia/2023/01/29/grande-rio-veja-o-enredo-e-cante-o-samba.ghtm. Acesso em 12 set. 2023.
KOTLER, Philip. Administração em Marketing. Rio de Janeiro, 2019.
MARTINUZZO, José Antonio. Os públicos justificam os meios. Summus Editorial, 2014.
RABELO, Claudio. Faixa Preta em Publicidade e Propaganda: conceitos, contextos e ferramentas em 63 lições. Editora GSA, 2018.
SODRÉ, Muniz. O Monopólio da Fala: Função e Linguagem da Televisão no Brasil. Rio de Janeiro, 2010.