DIREITO À ALIMENTAÇÃO, SUS E SOBERANIA ALIMENTAR
PENSANDO A COBERTURA JORNALÍSTICA DA FOME À LUZ DA COMUNICAÇÃO E SAÚDE
Palavras-chave:
Fome, Insegurança Alimentar, Comunicação e Saúde, JornalismoResumo
Este resumo articula uma revisão bibliográfia sobre a questão da fome e da insegurança alimentar no Brasil, em conformidade com as postulações teóricas da interface da Comunicação & Saúde (Araújo; Cardoso, 2007). Revisitando parte do contexto histórico nacional em razão da problemática, resgata-se as contribuiçõs de Castro (1946) sobre as implicações socioculturais que permeiam o tema, na recusa da justificativa climática para a manutenção da miséria no país. Além disso, explora-se princípios para pensar em uma cobertura noticiosa equitativa e horizontalizada sobre o tema, a contar com os fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Por fim, destaca-se como os ordenamentos dos sistemas alimentares atuais, voltados ao agronegócio e a lógicas comerciais, não são uma boa resposta para saciar a fome dos indivíduos. Igualmente, é explorada a possibilidade da soberania alimentar (Vradis et al., 2021) oferecer uma melhor alternativa de resolução para tal cenário.
Downloads
Referências
ARAÚJO, I. S.; CARDOSO, J. M. Comunicação e Saúde. 20a ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.
CASTRO, Josué. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2008.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. 2ª impressão. Porto Alegre: Ed. Ortiz, 1989.
SANTOS, Milton. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2003.
SALLES-COSTA, R. et al. Sistemas alimentares, fome e insegurança alimentar e nutricional no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022.
SIPIONI, M. E. et al. Masks cover the face, hunger unmasks the rest: covid-19 and the fighting against hunger in brazil. SciELO Preprints, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/660. Acesso em: 20 aug. 2023.
VRADIS, A. et al. Favela, resistência e a luta pela Soberania Alimentar. Rio de Janeiro: Ed. Consequência, 2021.