VITRINE E TERRITÓRIO, TERRITÓRIO E VITRINE
Palavras-chave:
Comunicação e TerritorialidadesResumo
O objetivo deste artigo é apresentar reflexão teórica sobre vitrine e território, considerando a vitrine como território e partícipe do território da cidade. Faz parte de pesquisa de mestrado em andamento que consiste em identificar, registrar e analisar a produção de sentido do discurso publicitário empregado no território da vitrine da loja da marca de dermocosméticos Adcos, no bairro da Praia do Canto, em Vitória, capital do Espírito Santo. Recorre, especialmente, a Sack (1986), Santos (2007) para debater as noções de território e territorialidades, bem como às contribuições de Oliveira (1997) e Demetresco (2005) sobre vitrine. E fica a reflexão sobre como a vitrine pode ser um instrumento de aproximação ou de exclusão em um território, sendo parte de processos de territorialização do consumo e das marcas no dia a dia dos bairros, cidades, no cotidiano das pessoas que percorrem um determinado território, participando ativamente de um jogo de forças.
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Referências
DEMETRESCO, Sylvia; MAIER, Huguette; Vitrinas entre Vistas. São Paulo: Editora Senac, 2004.
DEMETRESCO, Sylvia; Vitrinas em Diálogos Urbanos. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.
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SACK, R. D. Human territoriality: its theory and history. London: Cambridge University Press, 1986.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Edusp, 2007
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização, do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro - São Paulo: Editora Record, 2001