PRÉ-ANÁLISE DA PESQUISA A MULHER EM NOTÍCIAS SOBRE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NO ÔNIBUS:

UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PORTAL G1

Authors

  • Camila Pereira Borges Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Ruth Reis Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Keywords:

Importunação sexual; mulher; discurso; jornalismo

Abstract

Em seu deslocamento pela cidade, as mulheres vivem o medo e a insegurança constantes de vivenciar variados tipos de violência no espaço público. A partir da urgência de discutir como a mulher é construída discursivamente nos textos jornalísticos e como determinados sentidos sobre a violência e o corpo feminino nas territorialidades urbanas são produzidos e tensionados, nos propomos a responder a seguinte questão: como as estratégias discursivas utilizadas em notícias sobre importunação sexual no ônibus, desde a promulgação da Lei de Importunação Sexual constituem a mulher vítima de violência? Busca-se ainda compreender se e como o jornalismo tem exercido um papel enunciativo-pedagógico, ao auxiliar na ampliação do debate acerca da violência contra a mulher e na superação de estereótipos de gênero. 

Author Biographies

  • Camila Pereira Borges , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Ufes (2023) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

  • Ruth Reis , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Ufes (1981), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), tem estágio pós-doutoral no Instituto Universitário de Lisboa (2017). Professora titular da Ufes, atuando no Departamento de Comunicação Social, na área de Comunicação e Jornalismo. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades.

References

BRASIL. Lei nº 13.718, de 24 de setembro de 2018. Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro, entre outros. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 set. 2018. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13718.htm.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.

____________________________. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

_____________________________. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (1969). Trad. Eni Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1997.

______________________. Les vérités de La Palice (1975). Trad. Eni Orlandi. In: ORLANDI, Eni (et al.). Semântica e discurso. 2. ed. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1995.

______________________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 7. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 1990.

Published

24-11-2025