DESINFORMAÇÃO NUTRICIONAL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM:
INCIDÊNCIA, IMPACTO NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR HUMANO E ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS PARA SEU COMBATE
Keywords:
Análise Crítica do Discurso. Jornalismo. Jornal A Gazeta. Parque Tecnológico de Vitória.Abstract
A internet é uma concorrente direta para o jornalismo convencional, apresentando um conceito de “jornalismo novo” (Ramonet, 2015, p. 49). Através dela, não só qualquer indivíduo está apto a acessar materiais informativos e se instruir sobre diversos assuntos sem depender dos meios de comunicação tradicionais noticiarem-nos: segundo Recuero (2009), a rede mundial e as redes sociais permitem que pessoas se conectem de forma que os conteúdos compartilhados podem ser pesquisados, organizados e entregues a quem interesse, circulando com base na percepção de valor pelo público.
References
CARVALHO, Agnes M. de; CASTRO, Ana C. C. de; SAKAMOTO, Rebeca F.; FREITAS,
Francisca M. N. de O. O impacto das redes sociais na nutrição e na sua relação com
transtornos alimentares. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação,
v. 10, n. 10, p. 5294–5307, 29 out. 2024. Disponível em:
https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/16390/. Acesso em: 02 abr. 2025.
DERAM, Sophie. O peso das dietas: Faça as pazes com a comida dizendo não às dietas. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
DIEKMAN, Connie; RYAN, Camille D.; OLIVER, Tracy L. Misinformation and Disinformation in Food Science and Nutrition: Impact on Practice. The Journal of Nutrition, v. 153, n. 1, dez. 2022. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36913465/. Acesso em: 02 abr. 2025.
DONAT, Julia; PEGOLO, Giovana E. Percepções sobre alimentação/nutrição com o uso do Instagram® por mulheres. Multitemas, p. 209–231, 3 out. 2024. Disponível em:
https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/4364/. Acesso em 02 abr. 2025.
GUIMARÃES, Thaís; CORDEIRO, Rosa I. O Instagram sob o viés da desinformação: as hashtags e o compartilhamento de informações na área de Nutrição. Em Questão, v. 30, 1 jan. 2024. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/emquestao/a/HLKpyWfqTYgSMtKKCmWM6nf/. Acesso em: 02 abr. 2025.
PEREIRA, Juliana. Um problema da atualidade-desinformação. The Trends Hub, n. 3, 2023. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/5102/. Acesso em: 03 abr. 2025.
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo na era digital. In: MORAES, Dênis de; RAMONET, Ignacio; SERRANO, Pascual. (Orgs.) Mídia, poder e contrapoder: Da concentração monopólica à democratização da comunicação. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo:
Elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, Santa Cruz do Sul, v. 2, p. 37-55, 2009. Disponível em: http://raquelrecuero.com/artigos/artigoredesjornalismorecuero.pdf . Acesso em: 03 abr. 2025.
RIPOLL, Leonardo; MORELLI MATOS, José C. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 2334–2349, 23 dez. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/918/. Acesso em: 02 abr. 2025.
WHITNEY, Ellie; ROLFES, Sharon R. Nutrição - Volume II: Aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2008.