PUBLICIDADE:

ESTRATÉGIAS CRIATIVAS, TERRITÓRIOS VISITADOS E MUNDOS POSSÍVEIS

Autores

  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

Consumo; estratégias criativas; publicidade.

Resumo

Apresenta parte de pesquisa de pós-doutorado intitulada “Publicidade: estratégias criativas e mundos possíveis”, que tem como interesse a produção e o consumo da comunicação publicitária. Adota, assim, uma perspectiva alargada de consumo, que ultrapassa a esfera da aquisição, compreendendo-o como “[...] fonte vital da cultura do momento”, o que já no fim do século passado apontavam Douglas e Isherwood (2009, p. 102). Caminho que leva os autores a assinalarem que “[...] a função essencial do consumo é sua capacidade de dar sentido” (Douglas; Isherwood, 2009, p. 108). Com esse direcionamento, optamos por dois caminhos: pelas estratégias criativas e territórios onde a publicidade se hospeda, bem como pelos mundos possíveis das marcas (Semprini, 2010).

Biografia do Autor

  • Flávia Mayer dos Santos Souza , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora em Educação pela Ufes. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Consumo (Ufes), membro do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS/PUC/SP) e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Arte (ESPM).

Referências

ARRASCOZA, J. A. Do caos à criação publicitária: processo criativo, plágio e ready-made na publicidade. São Paulo: Saraiva, 2008.

CARRASCOZA, J. A. Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

CARRASCOZA, J. A. O consumo, o estilo e o precário na poesia de Manoel de Barros. In: CARRASCOZA, J. A. (Org.). O delírio do verbo: a poesia de Manoel de Barros e o consumo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020.

CARRASCOZA, J. A. Mimetismo publicitário: product placement, arte e consumo. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

CARRASCOZA, J. A. De Macondo à terra de Marlboro: ficção literária e narrativas do consumo. São Paulo: Editora Unesp, 2023.

DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.

GENETTE, G. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.

HAN, B. C. A salvação do belo. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.

OLIVEIRA, A. C. de. As semioses pictóricas. In. OLIVEIRA, A. C. de (Org.).

Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p. 115-158.

ROCHA, E. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 2011.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

Downloads

Publicado

24-11-2025