O IMPACTO DO GOOGLE NO JORNALISMO PLATAFORMIZADO

Autores

  • Gabriel Barros da S. Eduardo Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

Análise de conteúdo; noticiabilidade; plataformização; webjornalismo.

Resumo

A pesquisa se debruça sobre as dinâmicas entre a plataforma de busca Google e os sites de notícias mais acessados no país: CNN Brasil, G1, Metrópoles e UOL. O objetivo é compreender como a lógica algorítmica redefine a atividade jornalística e suas consequências para a sociedade. A ascensão das big techs e a lógica algorítmica transforma os processos de comunicação e os torna mais efêmeros e dinâmicos. Nesse processo, como lembra Janaína Kalsing (2025), as plataformas digitais deixam de ser meros canais de distribuição para se tornarem mediadoras na produção e consumo de notícias, influenciando o que ganha espaço no debate público.

Biografia do Autor

  • Gabriel Barros da S. Eduardo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Faesa e é mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. Profissionalmente, atua em redações desde 2018. Foi repórter e, atualmente, é coordenador de distribuição no jornal online Folha Vitória.

  • Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professor adjunto do curso de Jornalismo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi diretor-científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR, 2019-2023) por duas gestões. Realizou um pós-doutorado em Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e outro em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Comunicação Midiática pela Unesp (2006) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo também pela Unesp (2003). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e ética do jornalismo, desinformação, mídia, trabalho, comunicação alternativa, ideologia, produção de sentido, marxismo e movimentos sociais.

Referências

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Publicado

24-11-2025