O IMPACTO DO GOOGLE NO JORNALISMO PLATAFORMIZADO
Palavras-chave:
Análise de conteúdo; noticiabilidade; plataformização; webjornalismo.Resumo
A pesquisa se debruça sobre as dinâmicas entre a plataforma de busca Google e os sites de notícias mais acessados no país: CNN Brasil, G1, Metrópoles e UOL. O objetivo é compreender como a lógica algorítmica redefine a atividade jornalística e suas consequências para a sociedade. A ascensão das big techs e a lógica algorítmica transforma os processos de comunicação e os torna mais efêmeros e dinâmicos. Nesse processo, como lembra Janaína Kalsing (2025), as plataformas digitais deixam de ser meros canais de distribuição para se tornarem mediadoras na produção e consumo de notícias, influenciando o que ganha espaço no debate público.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2024.
BATTELLE, John. The Internet Big Five. Battelle Media, 7 de dezembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 7 abr. 2025.
BAUER, Martin W.; AARTS, Bas. Construindo um corpus de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
DIJCK, José Van. Ver a floresta por suas árvores: visualizando plataformização e sua governança. Matrizes, v. 16, n. 2, p. 21–44, 2022. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2025.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GRANITO, Jen. Noções básicas sobre "autoridade no assunto" nas notícias. Google Search Central, 23 de maio de 2023. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2025.
HALL, Stuart. et al. (1999). A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 1999.
HEDGEHOG DIGITAL. 5ª edição do State of Search Brasil. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2025.
KALSING, Janaína. Jornalistas metrificados e a plataformização do jornalismo.
1. ed. Florianópolis: Insular, 2025.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Fronteiras,
v. 22, n. 1, janeiro/abril de 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun. 2025.
SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. In: SILVA, Gislene., SILVA, Marcos Paulo da; e FERNANDES, Mario Luiz. (Orgs). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2014.
SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Barcelona: Caja Negra, 2018.