MEMES COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Keywords:
Memes; Publicidade; Comunicação Pública; Governo FederalAbstract
Algo que chama cada vez mais a atenção na esfera da comunicação voltada aos órgãos públicos, especialmente, o Governo Federal, é a utilização recorrente dos memes de internet em postagens nos perfis oficias em plataformas digitais, como o Instagram. Há alguns anos tal movimento seria impensável vide a seriedade em que assuntos envolvendo esta temática eram tratados, no entanto, hoje, esta prática está colocando-se como uma estratégia publicitária em efervescência. A partir da metodologia da Semiótica Discursiva (Barros, 2005) e a Semiótica Plástica (Oliveira, 2004) pretendemos compreender os sentidos do uso contínuo de memes como uma estratégia de publicidade e averiguar como funciona a persuasão em memes a partir do perfil oficial do Instagram do Governo Federal do Brasil assim como do Ministério dos Transportes e o Ministério do Desenvolvimento Social sob o 3° mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
References
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
CHAGAS, Viktor; TOTH, Janderson. Monitorando memes em mídias sociais. In.: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Orgs.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016, p. 211-233.
COVALESKI, Rogério Luiz. O processo de hibridização da publicidade: entreter e persuadir para interagir e compartilhar. 2010. 176 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
MEDEIROS, Magno; MAINIERI, Tiago. Apresentação. In: MEDEIROS; MAINIERI (org). Comunicação Pública e Cidadania: Conceitos, Desafios e Enfrentamentos (Volume 1, e-book). Goiânia: CEGRAF UFG, 2022. p. 16-21.
OLIVEIRA, Ana Cláudia. As Semioses pictóricas. In: Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
SOUZA, Flávia; PIROLA, Nazareth. O encontro da teoria semiótica com a publicidade e o consumo. In: REIS, Ruth; ZANETTI, Daniela (org.). Comunicação e Territorialidades: poder e cultura, redes e mídias. Vitória: Edufes, 2017. p. 206-218.
WEBER, Maria Helena. O estatuto da Imagem Pública na disputa política. Eco-Pós, v.12, n.3, setembro-dezembro 2009, p.11-26. Disponível em:
https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/929/869. Acesso em: 15 ago. 2025.