MEMES COMO ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Authors

  • Letícia Trindade Souza Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Keywords:

Memes; Publicidade; Comunicação Pública; Governo Federal

Abstract

Algo que chama cada vez mais a atenção na esfera da comunicação voltada aos órgãos públicos, especialmente, o Governo Federal, é a utilização recorrente dos memes de internet em postagens nos perfis oficias em plataformas digitais, como o Instagram. Há alguns anos tal movimento seria impensável vide a seriedade em que assuntos envolvendo esta temática eram tratados, no entanto, hoje, esta prática está colocando-se como uma estratégia publicitária em efervescência. A partir da metodologia da Semiótica Discursiva (Barros, 2005) e a Semiótica Plástica (Oliveira, 2004) pretendemos compreender os sentidos do uso contínuo de memes como uma estratégia de publicidade e averiguar como funciona a persuasão em memes a partir do perfil oficial do Instagram do Governo Federal do Brasil assim como do Ministério dos Transportes e o Ministério do Desenvolvimento Social sob o 3° mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Author Biography

  • Letícia Trindade Souza , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades na Universidade Federal do Espírito Santo (Póscom/Ufes). Integra grupo de pesquisa Comunicação e Consumo (Ufes/CNPq). Participou do Laboratório de Internet e Ciências de Dados – Labic como bolsista de mestrado pela Fundação Espírito- Santense de Tecnologia (FEST). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Ufes.

References

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Published

24-11-2025