PRÉ-ANÁLISE DA PESQUISA “DE ‘REVOLUÇÃO’ A ‘GOLPE’:

ANÁLISE DOS DISCURSOS DO JORNAL O GLOBO SOBRE A DITADURA MILITAR ATRAVÉS DAS DÉCADAS (1964-2024)”

Autores/as

  • Nicolly Barbosa Credi-Dio Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Rafael da Silva Paes Henriques Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palabras clave:

Jornalismo impresso; Ditadura militar; Discurso; Efemérides; Memória.

Resumen

Em 2025, completaram-se 61 anos do golpe que inaugurou a Ditadura Militar no Brasil (1964–1985), um período marcante da história do país cuja memória ainda é disputada, inclusive pela mídia. Tendo isso em vista, o problema que orienta a pesquisa é: como as representações da Ditadura Militar no jornal O Globo se transformaram ao longo de 60 anos (1964–2024)? Para respondê-lo, o estudo se propõe a analisar as matérias que estamparam a capa do jornal impresso O Globo nos aniversários do golpe a cada decênio, ou seja, em 1974, 1984, 1994, 2004, 2014 e 2024. 

Biografía del autor/a

  • Nicolly Barbosa Credi-Dio , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    É mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e formação técnica em Administração pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

  • Rafael da Silva Paes Henriques, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Tem graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), graduação em Filosofia pela Ufes, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-doutorado em Comunicação e Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Referencias

BENETTI, Marcia. Análise de Discurso em jornalismo: estudo das vozes e sentidos. In: LAGO, Cláudia; BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.

. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ACHARD, P. et alii. Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes , 2007.

. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista, BA, n.1, p. 9-13, junho de 2005.

PÊCHEUX, Michel (1969). Análise Automática do Discurso. Trad. Eni Orlandi. In: GADET, Françoise & HAK, Tony. (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3ª edição. Campinas-SP: Ed. da Unicamp, 1997.

___________. (1975). Les Vérités de la Palice. Trad. Eni Orlandi. In: Semântica e Discurso, E. Orlandi [et al]. 2ª edição. Campinas-SP: Ed. da Unicamp, 1995.

___________. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 7ª edição. Campinas: Pontes Editores, 1990.

Publicado

24-11-2025