ENTRE MÃES E FILHAS:
CLAUSURAS SIMBÓLICAS, AUTONOMIA E IDENTIDADE EM GILMORE GIRLS
Palabras clave:
Gilmore Girls; maternidade; relações intergeracionais; clausura simbólica; teoria feministaResumen
A maternidade é frequentemente idealizada como um espaço natural de afeto, cuidado e abnegação, o que tende a silenciar conflitos, frustrações e traumas que a atravessam, especialmente quando mediados por expectativas familiares, normas de gênero e imposições sociais. Como aponta Badinter (1985), o amor materno foi por muito tempo concebido como instinto, naturalizando comportamentos moldados histórica e culturalmente. Essa construção simbólica transforma a figura materna em modelo e, simultaneamente, em limite para a identidade feminina. Na cultura midiática, tais representações são reforçadas e reconfiguradas por narrativas que exploram as relações intergeracionais, revelando projeções emocionais, repetições inconscientes e tentativas de ruptura.
Referencias
ARDUINO, Luiz Guilherme de Brito. Análise geral de séries na atualidade: uma proposta metodológica. In: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Virtual, 4 a 9 out. 2021. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/357018336. Acesso em: 21 maio 2025.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: A experiência vivida. Vol 2. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
GILMORE GIRLS. Gilmore Girls: temporada 1. Direção: Amy Sherman-Palladino. Produção: Warner Bros Television. EUA: Warner Bros, 2000. Disponível em: https://www.netflix.com. Acesso em: 21 maio 2025.
MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, v. 16, n. 3, p. 6-18, Autumn 1975.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.