O NEGRO NA CIDADE:

REPRESENTAÇÕES DO TERRITÓRIO URBANO EM CAMPANHAS PREMIADAS PELO CLUBE DE CRIAÇÃO E PELO PRÊMIOPROFISSIONAIS DO ANO (GLOBO) ENTRE 2024 E 2025

Autores

  • Vinicius Araujo de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Lívia Silva de Souza Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

Negro; território urbano; publicidade antirracista; semiótica discursiva; representação racial.

Resumo

Esta pesquisa propõe investigar como o corpo negro é representado na publicidade contemporânea em campanhas premiadas que o inserem no território urbano. A investigação toma como corpus as campanhas vencedoras das edições de 2024 e 2025 do Clube de Criação e do Prêmio Profissionais do Ano (Globo), festivais que atuam como instâncias de legitimação simbólica no campo comunicacional brasileiro (Ribeiro, 2016). O objetivo é analisar como essas campanhas constroem, tensionam ou reafirmam sentidos sobre a presença do negro na cidade, observando os regimes de representação racial operados pela linguagem publicitária.

Biografia do Autor

  • Vinicius Araujo de Freitas , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Consumo (UFES). E-mail: viniciusaraujo66@gmail.com.

  • Lívia Silva de Souza , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora dos grupos Comunicação e Consumo (UFES) e GESC3 (USP). E-mail: livia.souza.37@ufes.br.

Referências

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Publicado

24-11-2025