O NEGRO NA CIDADE:
REPRESENTAÇÕES DO TERRITÓRIO URBANO EM CAMPANHAS PREMIADAS PELO CLUBE DE CRIAÇÃO E PELO PRÊMIOPROFISSIONAIS DO ANO (GLOBO) ENTRE 2024 E 2025
Palavras-chave:
Negro; território urbano; publicidade antirracista; semiótica discursiva; representação racial.Resumo
Esta pesquisa propõe investigar como o corpo negro é representado na publicidade contemporânea em campanhas premiadas que o inserem no território urbano. A investigação toma como corpus as campanhas vencedoras das edições de 2024 e 2025 do Clube de Criação e do Prêmio Profissionais do Ano (Globo), festivais que atuam como instâncias de legitimação simbólica no campo comunicacional brasileiro (Ribeiro, 2016). O objetivo é analisar como essas campanhas constroem, tensionam ou reafirmam sentidos sobre a presença do negro na cidade, observando os regimes de representação racial operados pela linguagem publicitária.
Referências
CLUBE DE CRIAÇÃO. Clube de Criação. São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/. Acesso em: 04 abr. 2025.
FERNANDES, Pablo Moreno. Racismo e invisibilização: representatividade negra em anúncios de revista. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 25, jan.-dez. 2022, p. 1–32. Disponível
em:<https://e-compos.org.br/e-compos/article/view/2384/2081>. Acesso em: 04 abr. 2025.
GREIMAS, Algirdas J.; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
HAESBAERT, Rogério. Território: do desterro simbólico à reexistência. GEOgraphia, Niterói, v. 25, n. 55, e61073, 2023. Disponível em:
https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2023.v25i55.a61073. Acesso em: 21 abr. 2025.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Organização Arthur Ituassu. São Paulo: Apicuri, 2016.
LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2019. Disponível em:
. Acesso em: 04 abr. 2025.
MATTA, Roberto da. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Disponível em:
https://www.academia.edu/37130353/ROBERTO_DAMATTA_A_CASA_E_A_RUA. Acesso em: 04 abr. 2025.
MAYOL, Pierre. O bairro. In: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 37–45.
RIBEIRO, Eric Anacleto. Publicidade no Brasil: o advento da criatividade e de suas instâncias de consagração e legitimação cultural. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2017-1.pdf. Acesso em: 04 abr. 2025.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
TV GLOBO. Profissionais do Ano. Rio de Janeiro: Globo, 2025. Disponível em: https://profissionaisdoano.globo/. Acesso em: 04 abr. 2025.