QUALÉ:
O USO DA COMUNICAÇÃO VISUAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA O PÚBLICO INFANTIL
Palabras clave:
Comunicação; Comunicação Visual; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Crianças.Resumen
A divulgação científica se mostra uma ferramenta de extrema importância para a promoção da ciência e sua compreensão. O diálogo entre a comunidade científica e a sociedade é uma necessidade, juntamente com o estabelecimento de relações próximas e construtivas, para que haja o combate à desinformação e o fortalecimento do conhecimento científico para o público mais amplo. Entende-se, também, que é necessário a valorização da cultura científica para que o diálogo entre ciência e sociedade seja efetivo e de confiança (PEZZO, 2018).
Referencias
Acervo Qualé. Disponível em: <https://revistaquale.com.br/quale-a-nossa>. Acesso em: 15 ago. 2025.
ARAUJO, João Felipe Viana de; LIMA, Guilherme da Silva; ALMEIDA, Sheila Alves de. A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no Mundo das Partículas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 25, p. e39775, 2023.
GOUVÊA, Guaracira. A revista Ciência Hoje das Crianças e práticas de leituras do público infantil. MASSARANI, L.(Organiz.) O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, p. 47-57, 2005.
IRACET, Êrica Ehlers; LUNKES, Francine. Divulgação científica midiática para crianças: as narrativas que explicam. Entrelinhas, v. 5, n. 1, p. 41-53, 2011.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: The grammar of visual design. Routledge, 2006.
LEAL, Audria. Multimodalidade e multiliteracia: elementos verbais e não verbais nos textos de divulgação científica. Literacia científica na escola. Lisboa: Nova FCSH-CLUNL, p. 43-54, 2018.
MASSARANI, Luisa. Reflexões sobre a divulgação científica para crianças. In:
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1999. p. 1-5.
PATER, Ruben. Políticas do design: Um guia (não tão) global de comunicação visual. Ubu Editora, 2020.
PEZZO, Mariana. Cultura científica e cultura de mídia: relações possíveis (e necessárias) na prática de divulgação da ciência. ComCiência e divulgação científica, p. 87, 2018.
PINHEIRO, Mércia Cristine Magalhães; MOL, Gerson de Souza. Divulgação científica para o público infanto-juvenil: Uma análise do potencial pedagógico. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, p. e23142194-e23142194, 2023.
PRESTES, Liliane Madruga; CUNHA, Viviane Madruga. Infâncias, mídia e divulgação científica: reflexões acerca do Show da Luna enquanto pedagogia cultura contemporânea. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, v. 21, n. 46, 2019.
ROCHA, Jessica Norberto; SCALFI, Graziele; MASSARANI, Luisa. ECA 30 anos e o direito das crianças e adolescentes aos museus e à divulgação científica. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 12, n. 1, supl. 1, p. 115-137, abr. 2021.
SUNAGA, Alexsandro Issao; CYPRIANO, Elysandra Figueredo. AS
CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA QUE PROMOVEM O INTERESSE PELA CIÊNCIA EM UM PÚBLICO INFANTOJUVENIL.
Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 31, p. 21-35, 2021.