PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DO NEGRO E DO AFROCONSUMO NA PUBLICIDADE:

UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Authors

Keywords:

Publicidade; Afroconsumo; Presença negra; Representações sociais; Reterritorialização.

Abstract

Afroconsumo na atualidade se configura como um movimento emergente, porém pouco debatido na sociedade, e sua concepção suplanta noções simplistas associadas a práticas de consumo operadas pelo negro, podendo simultaneamente ser entendido como um ato de resistência, identidade e de afirmação cultural. Buscando compreender se ocorre nos últimos anos uma dinâmica de mudança e ocupação de espaços inerentes ao grupo-étnico negro em importantes intâncias da estrutura da sociedade brasileira, o atual estudo aplica seus esforços a investigar as representações sociais do afroconsumo e do negro no contexto da cultura contemporânea.

Author Biography

  • Igor Emilio Fonseca Oliveira , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Doutorando em Comunicação e Territorialidades (POSCOM-UFES.), mestre em Comunicação em Territorialidades (POSCOM-UFES) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

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Published

24-11-2025