PERSPECTIVAS SOBRE DISPUTAS TERRITORIAIS A PARTIR DO JORNALISMO
Palabras clave:
Jornalismo; Territorialidades; Comunicação; Desinformação; Redes sociais.Resumen
Na atualidade, o campo da Comunicação se organiza a partir de relações que extrapolam o espaço físico e configuram territórios simbólicos instáveis, mutáveis e permanentemente tensionados. Esta pesquisa tem como objetivo compreender o conceito de território no campo da comunicação, analisando como essas dinâmicas se manifestam no jornalismo enquanto prática discursiva e instância de mediação.
Para tal, baseia-se na pesquisa bibliográfica, com autores como Haesbaert (2004), D’Arcadia e Carvalho (2020), Sack (2013), Recuero (2014), Castells (1999) e Fragoso, Rebs e Barth (2011), que permitem refletir sobre o papel da imprensa na disputa por autoridade, pertencimento e legitimidade em um ecossistema informacional marcado pela fluidez, pelo conflito e pela constante reconfiguração territorial.
Referencias
CASTELLS, M. A sociedade em rede. [s.l: s.n.]. v. 1.
D’ARCADIA, João G. da C. F. S.; CARVALHO, Juliano M. de. As novas
territorialidades da informação e o não-lugar da notícia. OMUN. MÍDIA CONSUMO, SÃO PAULO, V. 17, N. 50, P. 522-535, SET./DEZ. 2020.
FRAGOSO, S.; REBS, R. R.; BARTH, D. L. Territorialidades virtuais: Identidade, posse e pertencimento em ambientes multiusuários online. MATRIZes, v. 5, n. 1, p. 211–225, 2011.
HAESBAERT, R. O. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, v. 2, 2004.
RECUERO, R. Redes sociais na internet–Porto Alegre: Sulina, 2009. Coleção Cibercultura, v. 191, 2014.
SACK, R. D. O significado de territorialidade. Territorialidades humanas e redes sociais. Florianópolis: Insular, v. 2, 2013