IMAGENS QUE TRANSFORMAM:
O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SEXUAIS NA ESCOLA: REPRESENTAÇÃO, SUBJETIVAÇÃO E INCLUSÃO
Palavras-chave:
Cinema; Sexualidade; Educação; Diversidade; SubjetividadeResumo
Este pré-projeto investiga o potencial de narrativas cinematográficas como ferramenta pedagógica para valorizar a diversidade das sexualidades humanas e as múltiplas possibilidades do afeto, contribuindo para a educação sexual de jovens. Parte-se da premissa de que, sem orientação adequada, dispositivos culturais como pornografia, a sexualização precoce e o bullying LGBTfóbico influenciam negativamente a formação sexual dos jovens. Contudo, no Espírito Santo, a Lei Estadual nº 12.479/2025 permite que pais vetem a participação de seus filhos em atividades escolares sobre identidade de gênero, orientação sexual e temas relacionados, reforçando barreiras de cunho conservador. Essa abstenção de discussões sobre sexualidade na escola, em vez de proteger os estudantes, “transfere” sua educação sexual para ambientes digitais sem mediação pedagógica ou parental.
Referências
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