IMAGENS QUE TRANSFORMAM:

O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SEXUAIS NA ESCOLA: REPRESENTAÇÃO, SUBJETIVAÇÃO E INCLUSÃO

Autores

  • Yago de Vargas Mendonça Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Gabriela Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

Cinema; Sexualidade; Educação; Diversidade; Subjetividade

Resumo

Este pré-projeto investiga o potencial de narrativas cinematográficas como ferramenta pedagógica para valorizar a diversidade das sexualidades humanas e as múltiplas possibilidades do afeto, contribuindo para a educação sexual de jovens. Parte-se da premissa de que, sem orientação adequada, dispositivos culturais como pornografia, a sexualização precoce e o bullying LGBTfóbico influenciam negativamente a formação sexual dos jovens. Contudo, no Espírito Santo, a Lei Estadual nº 12.479/2025 permite que pais vetem a participação de seus filhos em atividades escolares sobre identidade de gênero, orientação sexual e temas relacionados, reforçando barreiras de cunho conservador. Essa abstenção de discussões sobre sexualidade na escola, em vez de proteger os estudantes, “transfere” sua educação sexual para ambientes digitais sem mediação pedagógica ou parental. 

Biografia do Autor

  • Yago de Vargas Mendonça , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    É graduado em Cinema e Audiovisual pela UFES e mestrando em Comunicação e Territorialidades na mesma instituição. Dirigiu o documentário capixaba "Era uma vez excitações" (2023), média-metragem que explora narrativas sobre desejo, sexualidade e diversidade, e co-dirigiu o curta-metragem universitário "O Fruto Proibido" que narra o despertar sexual de um jovem gay religioso. Também possui formação técnica em Rádio e Tv pelo CEET Vasco Coutinho

  • Gabriela Santos Alves , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES. Pós doutora em Comunicação e Cultura – Eco/UFRJ. Pesquisadora da Fapes/ES, Edital Mulheres na Ciência. Integra o LapVim - Laboratório de Pesquisas sobre enfrentamento à violência contra mulheres no Espírito Santo (UFES) e o grupo de pesquisa CIA - Comunicação, imagem e afeto (UFES/CNPq). Realizadora em audiovisual

Referências

ESPÍRITO SANTO. Lei nº 12.479, de 17 de julho de 2025. Assegura aos pais ou responsáveis o direito de vedar a participação dos filhos em atividades pedagógicas de gênero e congêneres. Diário Oficial do Estado, Vitória, ES, 18 jul. 2025.

Disponível em: https://www3.al.es.gov.br/legislacao/norma.aspx?id=104027&ano=2025&temas=8. Acesso em: 14 ago. 2025.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

LOURO, Guacira Lopes. Cinema e sexualidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.33, n.1, p.81-98, jan./jun. 2008.

LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

ROCHA, Marcelo B.; THOMAZ, Cristiane M.; MATTOS, Marcelo N. Gênero e sexualidade na sala de aula: o uso do cinema como recurso pedagógico. Interfaces da Educação, v.6, n.17, p.219-246, 2015.

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Publicado

03-12-2025