COMUNICAÇÃO ALGORÍTMICA E CONDICIONAMENTO COMPORTAMENTAL NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS:
DEPENDÊNCIA E VÍCIO ENTRE JOVENS ADULTOS DA GRANDE VITÓRIA/ES
Palavras-chave:
redes sociais digitais; vício em redes sociais; comunicação algorítmica.Resumo
O objetivo deste estudo é compreender como a comunicação algorítmica das redes sociais digitais pode condicionar o comportamento de jovens adultos da Grande Vitória/ES, levando à dependência e ao vício. Busca-se verificar se essas redes se constituíram em ferramentas computacionais voltadas para o condicionamento e manipulação, dominando comportamentos dos usuários. Investiga-se se o uso compulsivo pode se tornar um problema de saúde pública, ao gerar dependência psíquica e comportamental. O marco teórico baseia-se na análise do modelo de negócio das redes sociais digitais e como ele se tornou prejudicial ao ser humano, inviabilizando uma experiência saudável e produtiva, conforme Jaron Lanier (2018), em “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”. A pesquisa também se fundamenta nas teorias sobre o Capitalismo de Vigilância, de Shoshana Zuboff (2021), na obra “A Era do Capitalismo de Vigilância”; sobre a Capacidade de Atenção, de Gloria Mark (2023), no livro “Capacidade de atenção”; e sobre a produção exacerbada de dopamina, de Anna Lembke (2022), na obra “Nação dopamina”.
Referências
LANIER, Jaron. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. São Paulo: Intrínseca, 2018.
LEMBKE, Anna. Nação dopamina: por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar. São Paulo: Sextante, 2022.
MARK, Gloria. Capacidade de atenção: a nova ciência para encontrar o foco e combater a distração na era digital. São Paulo: Intrínseca, 2023.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira de poder. São Paulo: Intrínseca, 2021.