O uso da comunicação na construção do entendimento mútuo
Palabras clave:
Teoria da Ação Comunicativa. Habermas. Entendimento Mútuo. Racionalidade.Resumen
A pesquisa visa analisar o papel da comunicação na construção de uma vida pública pautada em entendimento mútuo, o que, a partir dos pressupostos argumentativos eleitos, só é possível através do uso da racionalidade comunicativa. Para Jurgen Habermas, marco teórico utilizado, o entendimento mútuo exprime um acordo racional intersubjetivo que só pode ser alcançado por meio da mediação entre racionalidade e comunicação, exprimida pelos atos de fala e as ações comunicativas que levarão, por consequência, à uma compreensão do mundo e do outro que supera as imagens pré moldadas pela cultura em que cada indivíduo desenvolveu a priori seu convívio social. O estudo parte da revisão bibliográfica das obra de Habermas e de seus interpretes em busca dos conceitos fundamentais da Teoria da Ação Comunicativa por ele desenvolvida para correlaciona-los com os objetivos propostos. Ao final pretende-se demonstrar que a argumentação entre sujeitos que interpretam um mesmo objeto sobre pontos de vista diversos em busca do aperfeiçoamento de sua real descrição é a ferramenta capaz de fortificar o formação da identídade do indivíduo para a melhor condução de sua vida pública e na formação de uma sociedade de terceiro nível que é aquela mais próxima da realidade coletiva que das percepções pessoais de cada falante.
Descargas
Citas
HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação . 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2002.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. v. I. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. v. II. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
SIMIONE, Rafael Lazzarotto. Direito e racionalidade comunicativa . 1. ed. Curitiba: Juruá, 2007.