MULHERES NEGRAS E CIRCULAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA CAPIXABA

Autores/as

  • Maria Luiza Teixeira Ramos Galacha UFES
  • Renata Gomes Cardoso

Palabras clave:

sistema artístico capixaba, artistas negras, arte e interseccionalidade

Resumen

Esse texto apresenta reflexões acerca do sistema artístico capixaba e a circulação de artistas afrodescendentes. O objetivo da abordagem é estabelecer uma sistematização da presença de artistas negras neste contexto artístico, com uma proposta de análise consecutiva sobre espaços e estratégias elaboradas por artistas e/ou coletivos para efetivar presença e circulação neste sistema. Para compreender as dinâmicas desta circulação é preciso primeiramente abordar, do ponto de vista teórico-metodológico, a questão da configuração dos sistemas das artes e os processos de entrada, reconhecimento e/ou legitimação de artistas historicamente guiados por uma lógica de exclusão e/ou apagamento das presenças de mulheres e/ou de determinados grupos sociais. Portanto, para essa análise são considerados apontamentos acerca dos sistemas de circulação a partir de autores como Bourdieu e Foucault, e, para o caso de mulheres, contexto brasileiro e capixaba, bem como a questão étnico-racial, autoras como Griselda Pollock, Ana Paula Cavalcanti Simioni, Patricia Hill Collins, Lélia Gonzalez, Janaína Barros, dentre outras. Ainda neste texto, destacam-se características e questões relacionadas ao sistema na capital do Espírito Santo, mais precisamente no Centro de Vitória, utilizando como referência para compreender o sistema artístico local, os estudos sobre tal formação realizados por Almerinda Lopes, em seu livro “Artes Plásticas no Espírito Santo” (2012). Através dessa contextualização, é possível compreender como o sistema artístico capixaba tem se mostrado aberto e participante com o atual debate sobre circulação de arte e artistas negras e negros, bem como as temáticas étnico-raciais.

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Citas

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Publicado

16-12-2023 — Actualizado el 16-12-2023

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