A PERSPECTIVA DE GÊNERO NA MÍDIA EVANGÉLICA NEOPENTECOSTAL E SEUS ATRAVESSAMENTOS
Palabras clave:
Neopentecostais, Mídia Evangélica, Gênero, JornalismoResumen
Este artigo realiza uma análise sucinta de algumas fontes bibliográficas que abordam a mídia evangélica e seus discursos relacionados ao papel da mulher. Focando no neopentecostalismo, o estudo destaca a interseção dessas características com o Estado através do jornalismo, além das narrativas sobre a mulher moldadas pela Teologia da Prosperidade nas igrejas neopentecostais brasileiras. O texto aborda a Teologia da Prosperidade e sua influência na estruturação das instituições neopentecostais, particularmente em relação aos papéis de gênero, onde a família nuclear é enaltecida como modelo, delineando as funções específicas de homens e mulheres para alcançar a suposta vida em abundância proposta pela teologia. Além disso, explora como os neopentecostais, com sua estrutura empresarial, utilizam os meios de comunicação de massa para se conectar com seus seguidores. Destaca-se a apropriação dos veículos de mídia para difundir o discurso religioso e influenciar debates sociais, evidenciando o destaque que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) ganha nesse cenário, investindo em emissoras de rádio e TV no Brasil e no exterior.
Descargas
Citas
MORAES TEIXEIRA, Jacqueline. A hermenêutica dos corpos: notas sobre o pastorado das mulheres na Igreja Universal. In: MONTEIRO, Paula (Org.). Religiões e Controvérsias Públicas: experiências, práticas sociais e discursos. Campinas: Terceiro Nome, SP: Editora da Unicamp, 2015. p. 207-230. ISBN 978-85-7816-192-7/978-85-268-1290-1
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. 246 p. ISBN 978-85-15-01910-6.
CUNHA, M. N. Elucidações contemporâneas nos estudos brasileiros em mídia e religião: a perspectiva das mediações culturais e comunicacionais. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. ID22280, mar. 2016.
________. O conceito de Religiosidade Midiática como atualização do conceito de Igreja
Eletrônica em tempos de cultura “gospel”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS
DA COMUNICAÇÃO, 24., 2002, Salvador. Anais... Salvador, 2002.
________. Religião e Política: ressonâncias do neoconservadorismo evangélico nas mídias brasileiras. Perseu: História, Memória e Política: Dossiê as direitas no Brasil, São Paulo, v. 7, n. 6, p. 147-166, fev. 2016.
OLIVEIRA FILHO, P. G. A construção das relações de gênero na mídia da Igreja Universal do Reino de Deus. Recife: UFPE, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11197>. Acesso em: 02 de nov. 2023.
ROCHA, R. A mídia evangélica e a cobertura noticiosa das temáticas feministas no Site Pleno.News. Vitória da Conquista: UESB, 2021.
SILVA, A. P. A. A influência do jornalismo religioso: como o g1 abordou a campanha da fraternidade ecumênica 2016. In: XII CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ECLESIAL, 2017, Campinas, ago. 2017.
Descargas
Publicado
Versiones
- 16-12-2023 (2)
- 16-12-2023 (1)