XIII Conferência Anpei será no Espírito Santo, em junho de 2013

07-12-2012

Já estão definidos a data, o local e o tema da XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica 2013. O maior encontro anual sobre inovação nas empresas do País vai discutir o tema “Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil” entre os dias 3 e 5 de junho, em Vitória, capital do Espírito Santo. “A XII Conferência Anpei, realizada em Joinville neste ano, foi marcada por uma participação massiva de quase 1.900 pessoas. Assim como ocorreu com a Conferência de 2011, em Fortaleza, quando registramos 1.700 participantes, não foi algo trivial: a Conferência Anpei mudou de patamar”, comemora Carlos Calmanovici, presidente da Anpei.


A XIII Conferência Anpei será realizada no Centro de Convenções de Vitória. As empresas associadas com atividades industriais no Estado – Fibria, Samarco, Vale e Weg – já são parceiras da Anpei na realização do evento.  A Anpei está em contato com outras empresas, que também integrarão os esforços para o êxito da Conferência no Espírito Santo.


A exemplo de anos anteriores, duas atividades estão garantidas na programação de 2013. Uma delas é o Workshop Sebrae. “Trata-se de uma atividade de grande importância para a Conferência porque permite aos pequenos empresários se engajarem na inovação. Vai promover a participação de micro e pequenos empresários da região, sob os auspícios do Sebrae nacional e local, às discussões propostas pela Anpei”, destaca Mario Barra, coordenador geral das últimas cinco edições da Conferência Anpei.


“Queremos acabar com essa áurea de mistério que cerca a palavra inovação, a ideia de que é algo muito complexo e fora da realidade da pequena empresa”, diz. “Mas também sabemos que inovação tem sido um termo muito usado e que corremos o risco de vê-lo banalizado. Para a Anpei, inovação tem um significado especifico e deve ser entendida como uma estratégia fundamental para a competitividade e sobrevivência das empresas”, acrescenta.  O Sebrae vai organizar caravanas para levar os empresários do interior do Espírito Santo para a Conferência.


A segunda atividade já garantida na programação é a apresentação de casos comprovados de sucesso em inovação. Como em anos anteriores, as empresas serão convidadas para que submetam seus casos de sucesso aderentes ao tema da Conferência e que serão selecionados para apresentação. Os três melhores serão apresentados em plenária, como destaques. “Vamos manter a apresentação de casos, pois isso marca o DNA da Conferência: ser um evento voltado para a empresa. É o espaço para compartilhamento do conhecimento tácito do que foram os sucessos, e para a interação entre os participantes”, destaca.


Ao contrário de anos anteriores, a XIII Conferência Anpei deverá ter seu período de atividades encerrado por volta das 18h – nas edições anteriores, geralmente a programação terminava às 20h. “Por mais demandas que tenhamos de apresentações, queremos começar entre 8h e 9h e encerrar às 18h para sermos mais produtivos. Isso limita um pouco a programação, mas melhora a qualidade e o aproveitamento de quem está assistindo”, justifica Barra.


O coordenador geral ressalta, ainda, o engajamento das entidades locais à XIII Conferência Anpei, como o governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), cujo titular é Jadir José Péla. O governador do Espírito Santo é Renato Casagrande (PSB), engenheiro florestal e bacharel em Direito. Casagrande foi deputado federal (de 2003 a 2007) e senador (de 2007 a 2010). Nesses períodos, se envolveu na votação de projetos de lei como os que geraram as leis da Inovação e do Bem, sendo muito atuante em relação ao tema da inovação.

Fonte: http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/xiii-conferencia-anpei-sera-no-espirito-santo-em-junho-de-2013/