Avaliação de Estratégias aplicadas na manutenção pesada ferroviária

Autores

  • Lucas Budel Paes Leme Universidade Federal do Paraná
  • Andréa Ryba Lenzi Universidade Federal do Paraná
  • Roberto Gregorio da Silva Junior Universidade Federal do Parana (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.2.27458.32-50

Resumo

O setor ferroviário brasileiro apresenta perspectivas de crescimento, demandando, assim, estratégias que propiciem maior confiabilidade e disponibilidade operacional, evitando ociosidades e atrasos, bem como garantindo a segurança na operação. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo a identificação de estratégias para melhorias no setor de manutenção pesada de uma empresa concessionária do setor ferroviário. Para tal finalidade, foi realizada uma pesquisa-ação, contemplando diagnóstico preliminar, avaliação das estratégias e proposição de melhorias. Os resultados indicaram uma orientação para perspectivas tradicionais, como segurança, custos e reputação, e indicaram oportunidades de melhorias, contemplando relacionamento com a comunidade, estratégia de terceirização e diminuição do choque cultural entre colaboradores, entre outras. Além disso, a pesquisa propiciou o compartilhamento de opiniões, experiências e visões de futuro, e fez emergir falhas e lacunas estratégicas que serão tratadas oportunamente pela empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Budel Paes Leme, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Andréa Ryba Lenzi, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada na mesma instituição. Professora do Departamento de Transportes da UFPR. Tem atuado na área de Engenharia Econômica, Modelagem Matemática e Simulação de Processos.

Roberto Gregorio da Silva Junior, Universidade Federal do Parana (UFPR)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), engenheiro mecânico e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . É professor da UFPR e superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura - ITTI/UFPR. Tem atuado nos setores de energia, transportes, administração pública e organizações sem fins lucrativos. Por mais de 25 anos exerceu cargos gerenciais e de direção, além de realizar dezenas de cursos e visitas técnicas no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Leme, L. B. P., Ryba Lenzi, A., & da Silva Junior, R. G. (2020). Avaliação de Estratégias aplicadas na manutenção pesada ferroviária . Revista Gestão & Conexões, 9(2), 32-50. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.2.27458.32-50

Edição

Seção

Artigos