Avaliação do Contexto de Trabalho em uma Instituição Federal de Ensino: Estudo com Servidores da Area de Gestão de Pessoas
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.27471.128-150Resumo
Pautado nos constructos teóricos da psicodinâmica do trabalho, este artigo tem como objetivo avaliar o contexto de trabalho de servidores públicos técnico-administrativos que atuam na área de gestão de pessoas em uma instituição federal de ensino brasileira. As dimensões organização do trabalho, condições de trabalho e relações socioprofissionais foram consideradas como indicadores de contexto. Realizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental, observação participante e aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho. Os resultados indicaram um contexto de trabalho crítico, com constrangimentos associados ao ritmo de trabalho, pressão por prazos, falta de pessoal, condições de infraestrutura e relações de trabalho. O conjunto desses fatores acarreta vivências de sofrimento, expressadas principalmente na desmotivação para o trabalho e na necessidade de adoção de estratégias de defesa para minimizar os possíveis reflexos desse contexto na saúde dos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).