Avaliação do Contexto de Trabalho em uma Instituição Federal de Ensino: Estudo com Servidores da Area de Gestão de Pessoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.27471.128-150

Resumo

Pautado nos constructos teóricos da psicodinâmica do trabalho, este artigo tem como objetivo avaliar o contexto de trabalho de servidores públicos técnico-administrativos que atuam na área de gestão de pessoas em uma instituição federal de ensino brasileira. As dimensões organização do trabalho, condições de trabalho e relações socioprofissionais foram consideradas como indicadores de contexto. Realizou-se um estudo de caso por meio de pesquisa documental, observação participante e aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho. Os resultados indicaram um contexto de trabalho crítico, com constrangimentos associados ao ritmo de trabalho, pressão por prazos, falta de pessoal, condições de infraestrutura e relações de trabalho. O conjunto desses fatores acarreta vivências de sofrimento, expressadas principalmente na desmotivação para o trabalho e na necessidade de adoção de estratégias de defesa para minimizar os possíveis reflexos desse contexto na saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Tessarini Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEPS – UFSCar/Sorocaba), Mestrando em Engenharia de Produção – UFSCar/Sorocaba, Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Patrícia Saltorato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Doutora em Engenharia de Produção – UFSCar/São Carlos, Mestre em Engenharia de Produção – USP/São Carlos, Bacharel em Engenharia Civil – Unesp/Guaratinguetá, Professora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEPS – UFSCar/Sorocaba), Pesquisadora do Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI – UFSCar/São Carlos)(http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2446834273939833), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Transferência Tecnológica (GEPITEC – UFSCar/Sorocaba) (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6711679030609319).

 

Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti Sigahi, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPPEP) da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar/Sorocaba), Bolsista na Universidade de Regina – Canadá, Bacharel em Engenharia de Produção (UFSCar/Sorocaba).

 

Andréa Regina Martins Fontes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Bacharel em Arquitetura pela USP, Mestre em Engenharia Civil e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar.

Marina Helena Pereira Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Bacharel em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar)

Downloads

Publicado

22-01-2020

Como Citar

Tessarini Junior, G., Saltorato, P., Sigahi, T. F. A. C., Fontes, A. R. M., & Vieira, M. H. P. (2020). Avaliação do Contexto de Trabalho em uma Instituição Federal de Ensino: Estudo com Servidores da Area de Gestão de Pessoas. Revista Gestão & Conexões, 9(1), 128–150. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.27471.128-150

Edição

Seção

Artigos