A Transformação Digital em uma Empresa de Software de Gestão
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.40565.75-95Palavras-chave:
Transformação digital, Segmento software, Mudança organizacional, Cultura organizacional, TecnologiasResumo
A transformação digital é um processo que alavanca significativas mudanças culturais nas organizações e de relacionamentos com os stakeholders por meio das combinações de tecnologias de informação, comunicação, computação e conectividade. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de transformação digital em uma empresa de serviços do segmento de software de gestão. O estudo classifica-se em pesquisa descritiva, estudo de caso e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista e aplicação de questionário com os colaboradores que atuam em cargos de lideranças na empresa, além da análise de documentos internos. Os principais resultados mostram que o processo de transformação digital ocorre na organização impulsionada pela direção e lideranças, promovendo uma mudança na cultura organizacional. Ainda, foi constatado que a empresa trabalha com quatro pilares da TD, a saber: empoderamento, engajamento, automação e transformação.
Downloads
Referências
Brynjolfsson, E., & Hitt, L. M. (2000). Beyond computation: information technology, organizational transformation and business performance. Journal of Economic Perspectives, 14(4), 23-48.
Carlos, E. de A. (2020). Desafios culturais, metodológicos e tecnológicos da transformação digital: um estudo de caso no mercado bancário brasileiro. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 8(2), 181-197.
Dias, D. R. (2019). Fatores chaves de sucesso para transformação digital. 71 f. (Dissertação) ‒ Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro, RJ.
Endeavor (2015). Pivot: 10 formas de dar um 360º no seu negócio. Recuperado em 12 mai. 2022 de: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/pivot/
Fernandes, K. R., Fleury, M. L., & Silva, L. F. da. (2019). A transformação digital e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas: um mapeamento da literatura.
Anais... XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD, São Paulo, SP.
Ferreira, L. T. (2018). Transformação digital: aplicações e limitações de seu uso em empresas de seguro no Brasil. 155 f. Dissertação (Mestrado) ‒ Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa.
Ferreira, E. D., Santos, N. dos, & Freire, P. de Sá. (2020). Capacidades dinâmicas para auxiliar a transformação digital das organizações intensivas do conhecimento. Perspectivas em Engenharia, Mídias e Gestão do Conhecimento [livro eletrônico]: v. I. Nova Xavantina, MT: Pantanal.
Fitzgerald, M., Kruschwitz, N., Bonnet, D., & Welch, M. (2014). Embracing digital technology: a new strategic imperative. MIT Sloan Management Review, 55(2), 1-12.
Guimarães Jr., D. S. et al. (2020). Efeitos da pandemia do Covid-19 na transformação digital de pequenos negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 5(4), 1-10.
Hess, T., Matt, C., Benlian, A., & Wiesböck, F. (2016). Options for formulating a digital transformation strategy. MIS Quarterly Executive, 15(2), 123-139.
Krause, G. A. (2019). Transformação digital: como as empresas terão que se adaptar? 14 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Design de Produto) ‒ UNISUL, Santa Catarina.
Li, F., Nucciarelli, A., Roden, S., & Graham, G. (2016). How smart cities transform operations models: a new research agenda for operations management in the digital economy. Production Planning & Control, 27(6), 514-528.
Loebbecke, C., & Picot, A. (2015). Reflections on societal and business model transformation arising from digitization and big data analytics: a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 24(3), 149-157.
Matt, C., Hess, T., & Belian, A. (2015). Digital transformation strategies. Business Information and System Engineering, 7(5), 339-343.
Pacheco, R. C. dos S., Santos, N. dos, & Wahrhaftig, R. (2020). Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade. Revista NUPEM, Campo Mourão, 12(27), 94-128.
Pagani, M., & Pardo, C. (2017). The impact of digital technology on relationships in a business network. Industrial Marketing Management, 67(s/n), 185-192.
Perides, M. N., Vasconcellos, E. G. de, & Vasconcellos, L. (2020). A gestão de mudanças em projetos de transformação digital: estudo de caso em uma organização financeira. Revista de Gestão e Projetos (GeP), 11(1), 54-73.
Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: rethink your business for the digital age. Columbia University Press.
Salles, C. S. (2021). Transformação digital em tempos de pandemia. Estudos e Negócios Acadêmicos, 1(1), 91-100.
Schlemmer, E., Morgado, L., & Moreira, J. M. (2020). Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. Interfaces da Educação, Paranaíba, 11(32), 764-790.
Sebastian, I. M., Ross, J. W., Beath, C., Mocker, M., Moloney, K. G., & Fonstad, N. O. (2017). How big old companies navigate digital transformation. MIS Quarterly Executive, 16(3), 197-213.
Silva, G. A. da. (2021). Educação corporativa na era da transformação digital. 120 f. Dissertação (mestrado profissional MPGC) – Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo.
Silva, N. (2018). Transformação digital: a 4ª revolução industrial. FGV Energia – Boletim Energético, [s.v.], [s.n.], 1-8.
Tabrizi, B., Lam, Ed, Girard, K., & Irvin, V. (2019). Digital transformation is not about technology. Harvard Business Review, 1(1), 1-3.
Verhoef, P. C. et al. (2021). Digital transformation: a multidisciplinar reflection and research agenda. Journal of Business Research, 122(s/n), 880-901.
Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: a review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118-144.
Zanella, L. H. (2013). Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC.
Zott, C., & Amit, R. (2008). The fit between product market strategy and business model: Implications for firm performance. Strategic Management Journal, 29(1), 1-26.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).