Jornada de decisão de consumidores da comunidade LGBTQIAPN+ no segmento de vestuário
boicote ou ciclo da lealdade?
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2025.14.1.45479.125.152Palavras-chave:
LGBTQIAPN+, Marca, Vestuário, Lealdade do cliente, BoicoteResumo
Este estudo busca compreender a jornada de decisão de compra de consumidores da comunidade LGBTQIAPN+ em relação a marcas de vestuário, fazendo um comparativo com o Ciclo de Lealdade proposto por Edelman (2010). A pesquisa foi qualitativa e exploratória, com a coleta de dados realizada por meio de dezessete entrevistas com pessoas da referida comunidade, utilizando um roteiro semiestruturado como instrumento. Os dados indicam que os consumidores LGBTQIAPN+ seguem o Ciclo de Lealdade de maneira bastante similar ao modelo de Edelman. No entanto, o boicote, um comportamento comum entre esses consumidores, não é previsto no modelo original. Os resultados mostram que preço, qualidade e conforto são fatores importantes na escolha de itens de vestuário, e
que questões sociais e políticas podem motivar o boicote a determinadas marcas. Este estudo contribui para fortalecer e ampliar os estudos sobre a comunidade LGBTQIAPN+.
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