Geração e Uso de Etanol Combustível: oportunidades e limites da tecnologia flex fuel

Autores

  • Luiz Fernando Rigacci Vazzolér Departamento de Política Científica e Tecnológica Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Beatriz Machado Bonacelli Departamento de Política Científica e Tecnológica Instituto de Geociências Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.2.8293.111-133.

Resumo

Este artigo explora o projeto da tecnologia flex-fuel, resgatando a história do pioneirismo das pesquisas e do uso do etanol como combustível desde os anos 1930, passando pelo Pró-álcool nos anos 1970 e chegando ao motor flex-fuel nos anos 2000. Destaca a instalação da indústria automobilística nacional e o próprio projeto e desenvolvimento do motor de combustão interna no século XIX, utilizando os conceitos de trajetórias tecnológicas e coevolução técnica e institucional. Mesmo com o conhecimento e a experiência na geração e uso de combustível alternativo e, recentemente, em tecnologias alternativas para motores, discute-se se o Brasil está perdendo uma oportunidade para alçar o etanol e a tecnologia do motor flex-fuel como opções às trajetórias tecnológicas vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17-11-2014

Como Citar

Vazzolér, L. F. R., & Bonacelli, M. B. M. (2014). Geração e Uso de Etanol Combustível: oportunidades e limites da tecnologia flex fuel. Revista Gestão & Conexões, 3(2), 111–133. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.2.8293.111-133.

Edição

Seção

Artigos