https://periodicos.ufes.br/ppgadm/issue/feed Revista Gestão & Conexões 2022-06-17T22:55:43-03:00 Kátia C. de Araujo Vasconcelos gestao.conexoes@gmail.com Open Journal Systems <div id="publicationFrequency"> <div class="additional_content"> <p>A REGEC dedica-se à publicação de contribuições originais e inéditos, em especial, artigos e notas bibliográficas nas seguintes áreas temáticas:</p> <ul> <li class="show">Estudos Organizacionais</li> <li class="show">Operações e Logística </li> <li class="show">Estratégia em Organizações</li> <li class="show">Mercado e Consumo</li> <li class="show">Finanças Corporativas</li> <li class="show">Gestão de Pessoas</li> <li class="show">Administração Pública e Governamental</li> <li class="show">Inovação</li> <li class="show">Gestão Social e Ambiental</li> </ul> <div> </div> </div> </div> https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38179 Expediente 2022-05-02T23:03:18-03:00 Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos katiacavasconcelos@gmail.com 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38181 Editorial 2022-05-03T00:08:55-03:00 Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos katiacavasconcelos@gmail.com 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/38489 Relatório de Informações Editoriais 2022-06-17T22:55:43-03:00 Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos katiacavasconcelos@gmail.com 2022-06-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36221 História de Vida: Uma Oportunidade Não Explorada em Pesquisas de Marketing 2021-11-23T18:33:23-03:00 Irene Raguenet Troccoli irene.troccoli@gmail.com <p>A história de vida é um método de pesquisa qualitativa que busca compreender a vida como ela é relatada/interpretada pelo sujeito, o qual executa uma reflexão sobre sua vida. Sua capacidade de descobrir aspectos da experiência humana, compreendendo de que forma as pessoas interagem, interpretam e constroem seus sentidos pode ser muito útil em estudos de comportamento do consumidor. Esse artigo verifica o propósito das pesquisas brasileiras de Administração do último decênio que constam na base SPELL, e que têm utilizado a história de vida, de forma a conferir até que ponto seus autores seguiram sugestão de voltarem sua atenção ao campo do Marketing, especificamente à área de comportamento do consumidor. Tendo constatado desinteresse por esse caminho investigativo no País, suposições a respeito são propostas, assim como sugestões para a mitigação dessa lacuna.</p> 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36267 Para além de uma Vocação: Sentido do Trabalho para os Professores da Unidade Escolar Municipal Conveniada Belo Campo 2021-10-03T22:23:22-03:00 Maria Gabriella Marchiori Roque gabiiimarchiori@gmail.com Almiralva Ferraz Gomes almiralva@gmail.com Adller Moreira Chaves adller.chaves@uesb.edu.br Marisa Oliveira Santos momarisa@gmail.com <p class="PalavrasChave"><span style="font-size: 8.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; letter-spacing: -.3pt;">Em detrimento dos desafios que permeia a Educação enquanto prática social este artigo buscou entender o sentido do trabalho docente a partir da perspectiva de professores da Unidade Escolar Municipal Conveniada Belo Campo, na Região do Sudoeste da Bahia. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como empírica e é do tipo descritivo-exploratório. Em relação a técnica, optou-se pelo estudo de caso. A população escolhida foi a de professores da Unidade Escolar Municipal Conveniada Belo Campo. Adotando uma amostragem probabilística, foram investigados 37 professores através de questionário e, adotando o critério de acessibilidade, realizaram-se entrevistas com oito professores da unidade. Os resultados revelaram um sentimento de desvalorização desencadeado, principalmente, pelos baixos salários e pela falta de reconhecimento por parte dos alunos e do poder público, além do cansaço ocasionado pela sobrecarga de trabalho. No entanto, os professores estão satisfeitos com o trabalho, sentem orgulho pelo que fazem, especialmente quando percebem o crescimento discente, e consideram o ambiente de trabalho agradável e prazeroso para se trabalhar.</span></p> 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36938 Comportamentos de Cidadania Organizacional: Revisão Sistemática de Literatura no Período de 2010 a 2020 dos Artigos Indexados nas Plataformas CAPES e PsyncINFO 2022-03-16T19:45:10-03:00 Larissa Martins larissapaulamartins0@gmail.com Heila Magali da Silva Veiga heila.veiga@gmail.com <p class="PalavrasChave"><span style="font-size: 8.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; letter-spacing: -.3pt;">Comportamentos de cidadania organizacional (CCO) são comportamentos espontâneos do empregado para com a organização que a beneficiam, sendo tais aspectos valorizados no ambiente laboral e estudados por pesquisadores há algumas décadas. Considerando a centralidade da temática e com vistas a analisar os avanços e lacunas na sua investigação, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sistemática da produção científica sobre os CCO, no período compreendido entre 2010 a 2020, dos artigos publicados nas plataformas CAPES e PsyncINFO. Ao cotejar as produções, observa-se que a produção internacional é expressivamente maior que a nacional, prevalecendo delineamentos de investigação quantitativos em ambas, 94,92%, sendo que CCO é incluída como variável critério, e os antecedentes mais investigados são valores organizacionais, satisfação, desempenho e percepção de justiça. Os consequentes figuram nas pesquisas internacionais, sendo trabalho contraproducente, vigor e significância do trabalho.</span></p> 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/37408 Desafios Gerenciais do Professor-Gestor: Um Estudo com Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior 2022-02-07T17:48:18-03:00 Mariana Ferreira Pessoa marianafepessoa@gmail.com Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho ana.coelho@academico.ufpb.br Cinthia Moura Frade admcinthiafrade@gmail.com Lucas Andrade de Morais lucasmorais7@gmail.com <p class="PalavrasChave"><span style="font-size: 8.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; letter-spacing: -.3pt;">A gestão acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior é caracterizada pela atuação do professor como gestor, e envolve o enfrentamento de muitos desafios. O objetivo desta pesquisa é apresentar os desafios gerenciais enfrentados por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e de campo, com abordagem exploratória. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto aos entrevistados e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos coordenadores compreendem: falta de recursos financeiros; relacionamento interpessoal com docentes; conciliação de conflitos; lidar com problemas dos discentes; conciliar todas as atividades gerenciais e acadêmicas; realizar mudanças no Projeto Pedagógico do Curso e no currículo do curso; manipular as ferramentas nos sistemas SIGAA, SIPAC.</span></p> 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/36611 O Uso dos Aplicativos Móveis em Cidades Afastadas dos Grandes Centros: um Estudo no Município de Corumbá/MS 2021-11-18T19:12:11-03:00 Maria Emilia Cena Gimenez m.emiliac.gimenez@gmail.com Caroline Gonçalves goncalves.caroline@ufms.br Fernando Thiago fernando.t@ufms.br <p>A popularização dos aplicativos móveis fez com que os empresários investissem em seus empreendimentos, aumentando a eficiência do atendimento da demanda. O estudo deste trabalho tem como principal objetivo conhecer a contribuição dos aplicativos para o desenvolvimento do município de Corumbá. Os dados deste estudo quali-quantitativo foram coletados por meio de entrevistas com gestores de empresas que utilizam os aplicativos móveis em seus empreendimentos e um questionário semiestruturado com usuários de apps na região. Descobriu-se que apesar da crescente popularização dos aplicativos móveis, parte da população ainda tem resistência em adquirir produtos on-line. Fora descoberto também que o investimento no marketing digital por meio das mídias sociais é o principal canal de comunicação e distribuição dos empreendimentos da região. Além disso, constatou-se que o estudo traz uma oportunidade para o desenvolvimento turístico da região, podendo este ser desenvolvido com órgãos do setor do turismo e parceiros locais.</p> 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/37032 Imagens do Empreendedorismo: Uso de Metáforas para a Pesquisa sobre o Fenômeno Empreendedor 2022-01-24T19:33:12-03:00 Mozar José de Brito mozarbrito@gmail.com Alex Fernando Borges alexfborges@gmail.com <p>Neste artigo, exploramos algumas metáforas aplicadas ao estudo do empreendedorismo. Para compor o corpus de análise, procurou-se priorizar textos acadêmicos que expressassem metaforicamente a articulação entre elementos teóricos oriundos do campo. Diante disso, foi possível particularizar, nesta leitura, as metáforas do empreendedorismo como processo, como prática e como rede, discutindo algumas implicações dessas abordagens para a pesquisa sobre o referido fenômeno. Para tanto, foram utilizados 38 textos como base para o percurso analítico percorrido para a apreensão das expressões metafóricas abordadas. Concluiu-se que o caráter reflexivo e crítico que as metáforas assumem pode contribuir para a problematização da ação empreendedora, particularizando entidades como o indivíduo empreendedor, a organização e o contexto, por um lado, e construções como os processos, as práticas e as redes empreendedoras, por outro. Busca-se, assim, estabelecer um caminho teórico-metodológico para trilhar em direção à constituição metafórica de “imagens do empreendedorismo”.</p> 2022-05-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Gestão & Conexões