LUIZ – UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
Trata-se de um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Serra/ES que toma o estudante Luiz – uma criança com diagnóstico de autismo – como ponto de análise. Ao se fazer somente uma leitura do aluno a partir de pressupostos biológicos do desenvolvimento e não também considerar sua constituição histórico-social, emergem impossibilidades de envolvê-lo nos processos de mediação do conhecimento. Diante disso, Luiz era a criança que trazia as marcas do “não” em sua aprendizagem. Por meio dos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica, foi constituído um processo de pesquisa na escola em que ele estudava, explorando a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas e a mediação de momentos de reflexão crítica com os docentes. Esses movimentos trouxeram possibilidades de discussões sobre os modos escolares de a escola ler/entender Luiz e a ajudaram a interpretá-lo também como um sujeito histórico-social, situação que demanda a compreensão da mediação, da relação com os “outros”, do desenvolvimento da linguagem e do acesso à cultura para o desenvolvimento e aprendizagem humana.














