CONTRIBUIÇÕES PARA SE COMPREENDER A LINGUAGEM DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): UMA ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAS BRITO

Autores

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira
  • Maria Lúcia Gurgel da Costa
  • Katleen Côrtes da Silva

Resumo

Este artigo deriva de pesquisa qualitativo-descritiva que analisou os aspectos da linguagem de uma pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a partir da narrativa autobiográfica intitulada Tudo o que eu posso ser. A análise dos dados seguiu os pressupostos da técnica de análise de conteúdo, de Bardin. Foram estabelecidas as seguintes categorias de análise: a) atrasos na comunicação verbal; b) dificuldades em relação aos aspectos pragmáticos da linguagem; c) interpretação literal das palavras; d) uso da ecolalia imediata e tardia; e) neologismos. Concluiu-se que o TEA implica transtornos verbais e não verbais. Dentre os transtornos verbais, o domínio linguístico mais comprometido refere-se à pragmática. Em relação à compreensão, evidenciam-se obstáculos para percepção da intencionalidade do emissor quando existe o uso de atos de fala indiretos ou inferências na fala do outro. Portanto, ao lidar com alunos com TEA, é importante que o professor compreenda que a impossibilidade de se comunicar verbalmente ou ainda as especificidades da comunicação podem ser um fator que dificulta a aprendizagem. Para que a inclusão possa ser efetiva, faz-se mister que os professores conheçam as peculiaridades e singularidades que envolvem a linguagem de pessoas com TEA, bem como estratégias de facilitação dessa comunicação, como o uso de recursos de comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA).

Palavras-chave: Educação especial. Transtorno do Espectro do Autismo. Linguagem. Autobiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. DSM5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BELISÁRIO FILHO, J. F.; CUNHA, P. Transtornos globais do desenvolvimento. Brasília, DF: MEC, 2010. v. 9. (Coleção a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
BRASIL, Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem, autismo. Brasília, DF: MEC, 2004.
BIALER, M. A inclusão escolar nas autobiografias de autistas. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 3, p. 486-491, 2015.
CAMARGOS JÚNIOR, W. Transtornos do espectro do autismo de alto funcionamento, não síndrome de Asperger. In: CAMARGOS JÚNIOR, W. et al. Síndrome de Asperger e outros transtornos do espectro do autismo de alto funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2013. p. 25-40.
COSTA, M. V. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005. p. 37-67.
CRUZ, T. Autismo e inclusão: experiências no ensino regular. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
FERREIRA, P. R. Aspectos da linguagem no autismo de alto funcionamento. In: CAMARGOS JÚNIOR, W. et al. Síndrome de Asperger e outros transtornos do espectro do autismo de alto funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2013. p. 183-196.
KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. I, p. S3-11 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002. Acesso em: 24 jun. 2017.
LELIS, S. S. R. O cotidiano do neuropediatra com a síndrome de Asperger. In: CAMARGOS JÚNIOR, W. et al. Síndrome de Asperger e outros transtornos do espectro do autismo de alto funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2013. p. 153-160.
LOPES-HERRERA. S. M. Intervenção fonoaudiológica em grupo para crianças com alterações de linguagem. In: LOPES-HERRERA, S. M.; MAXIMINO, L. P. Fonoaudiologia: intervenções e alterações da linguagem oral infantil. Ribeirão Preto/SP: Book Toy, 2012. p. 179-194.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6. ed. São Paulo: Hucitec: Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.
NUNES, D. R. P. Comunicação alternativa e ampliada para pessoas com autismo. In: SCHMIDT, C. (org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas/SP: Papirus, 2013. p.145-164.
ORRÚ, S. E. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3 ed. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2012.
SAAD, A. G. F; GOLDFELD, M. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-fono Revista de Atualização Científica, São Paulo, n. 21, p. 255-260, 2009.
SALES, N. B; BRITO, A. Tudo o que eu posso ser. São Paulo: Edição do Autor, 2017.
SANTOS, R. P. R. A Linguagem em crianças com perturbações do espectro do autismo: análise morfossintáctica. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Fala e da Audição) – Programa de Pós-Graduação da Universidade de Aveiro, Aveiro, 2009.
SIEGEL, B. O mundo da criança com autismo: compreender e tratar perturbações do espectro do autismo. Porto: Porto Editora, 2008.
SILVA, A. B. B.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. D. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
WALTER, C. C. F; NUNES, D. R. P. Estimulação da linguagem em crianças com autismo. In: LAMÔNICA, D. A. C. Estimulação da linguagem: aspectos teóricos e práticos. São José dos Campos: Pulso, 2008.
WILLIAMS, C.; WRIGH, B. Convivendo com autismo e síndrome de Asperger: estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

04-07-2019

Como Citar

Oliveira, A. F. T. de M., Costa, M. L. G. da, & Silva, K. C. da. (2019). CONTRIBUIÇÕES PARA SE COMPREENDER A LINGUAGEM DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): UMA ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAS BRITO. Revista Educação Especial Em Debate, 4(7), 40–58. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/26518

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo