O RISO E O POPULAR COMO REPRESENTAÇÃO DA DIÁSPORA ATLÂNTICA NO TICUMBI DE CONCEIÇÃO DA BARRA, ES
Resumo
Resumo: O presente artigo analisa a sobrevivência de estruturas recorrentes da sátira e da cultura popular na literatura oral de comunidades remanescentes de quilombos da região Norte do Estado do Espírito Santo. É observada a
performance corporal e verbal gravada e transcrita do Ticumbi de S. Benedito.
O corpus possui estrutura dramática marcada pelo hibridismo, deixando transparecer elementos do drama satírico e, por vezes, do cômico, em uma representação que remonta à tradição das festas populares medievais,
conforme análise bakhtiniana. A performance do Ticumbi evidencia forte relação entre patrimônio cultural, ancestralidade e questão territorial, assim como constantes processos de desterritorialização e hibridismo religioso, social e linguístico. Nesse espaço de tensões, a tradição e a memória constituem a identidade transcultural da região, desvelando, por meandros do cômico e do satírico, um patrimônio cultural imaterial marcado pela diápora atlântica.
Palavras-chave: performance; cultura popular; hibridismo.
Abstract: This article analyzes the survival, the recurrent structures of satire and popular culture in literature oral remaining communities of the northern state of Espírito Santo. It is observed the body and verbal performance recorded and transcribed the Ticumbi of St. Benedict. The corpus has dramatic structure marked by hybridity, making clear elements of drama and satirical, sometimes
the comic in a representation that goes back to the tradition of medieval festivals, as Bakhtin analysis. The performance Ticumbi shows strong relationship between cultural heritage, ancestry and territorial issue, as well
as constant processes of deterritorialization and hybridity religious, social and linguistic. In that space of tension, tradition and memory are the transcultural identity of the region, revealing, for the intricacies of comic and satirist, intangible cultural heritage marked by the Atlantic diaspora.
Keywords: performance; popular culture; hybridity