Sobre a Revista
Foco e Escopo
Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos nasce, a princípio, de uma constatação: a visível carência, no Brasil, de periódicos de natureza interdisciplinar comprometidos com a divulgação da produção intelectual em torno das sociedades grega e romana, realidade em agudo contraste com o aumento do interesse despertado, nas últimas décadas, pelos Estudos Clássicos, como é possível concluir com base no número crescente de pesquisadores envolvidos, em todos os níveis de formação acadêmica, com projetos de investigação sobre o passado de Grécia e Roma, o que motivou a equipe do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/seção ES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a fundar o periódico.
Política de Acesso Livre
Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos é uma revista de acesso aberto, ou seja, todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Isto está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.
Taxas de publicação
Esta é uma revista de acesso aberto e totalmente gratuita, o que significa que nenhuma taxa de publicação é cobrada dos autores ou das instituições, incluindo taxas de processamento de artigos (APCs).
Políticas de seção
Os números da revista são organizados em dossiês, artigos de tema livre, resenhas e entrevistas. Os dossiês têm por finalidade reunir textos em torno de um eixo temático, propiciando assim o aprofundamento de determinado assunto. As resenhas, de natureza crítica, versam sobre livros publicados nos últimos três anos. Já as entrevistas pretendem dar destaque ao trabalho de pesquisadores com extensa trajetória acadêmica e projeção nacional e/ou internacional. Os textos publicados em Romanitas recebem um código Digital Object Identifier (DOI), que é um padrão para identificação de documentos em redes de computador.
Fontes de Apoio
Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/Seção ES.
Licença
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença CC BY 4.0 Deed Atribuição 4.0 Internacional (CC BY).
Histórico do periódico
Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos foi criada em 2013 como um veículo de divulgação das pesquisas em Estudos Clássicos realizadas no Brasil e no exterior. O periódico se encontra vinculado ao Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/Seção ES.